Organizações Não-Governamentais Ambientais Regionais: Entre Resistência e a Utopia, Algumas Reflexões

Main Article Content

Jussara da Silva Tavares
Vera Lucia S. Botta Ferrante

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central a compreensão e análise da eficácia da atuação ambiental das Organizações Não-Governamentais que estão inseridas na região da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande, e suas relações com os demais atores que militam nesse campo interativo, para entendimento do que está sendo construído nestes espaços regionais relativo à questão ambiental. Material e métodos: pesquisa direta junto às ONGs. selecionadas e revisão bibliográfica: ONGs, legislação ambiental e democracia participativa. Resultados: participação no levantamento de dados para o diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos e estabelecimento de diretrizes técnicas para a elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Turvo Grande – Relatório Zero e junto ao Comitê de Bacia do Turvo e Grande, ações em Educação Ambiental e reflorestamento/revegetação de parte de mata ciliar e proteção de nascentes. Conclusão: as ONGs ambientalistas têm desempenhado o papel de protagonistas no processo de transformação social, com representatividade e competência para agregar pessoas, instituições e recursos em defesa do meio ambiente. Sua atuação apresenta evidências de que é possível a superação/mitigação dos agravos ambientais e contribui para uma reflexão sobre o meio ambiente, formas de organização e participação popular. A ação das ONGs é muitas vezes inviabilizada pelo jogo de interesses que movimenta os bastidores da questão ambiental. Pressões de empresários, falta de vontade política dos governantes em romper com a cultura do favor levada adiante em relação aos grandes interesses, fazem parte do circuito de inibições que muitas vezes emperra as ações das ONGs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Tavares, J. da S., & Botta Ferrante, V. L. S. (2008). Organizações Não-Governamentais Ambientais Regionais: Entre Resistência e a Utopia, Algumas Reflexões. Revista Brasileira Multidisciplinar, 11(2), 12-29. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i2.175
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Jussara da Silva Tavares, do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Vera Lucia S. Botta Ferrante

Coordenadora do curso de Mestrado do Programa de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e do PIBIC/CNPq/Uniara do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Doutora em Sociologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)