Avaliação do Sentimento de Ansiedade Frente ao Atendimento Odontológico

Main Article Content

Patrícia Aleixo dos Santos
Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Carolina Scanavez Martins

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a ansiedade e o comportamento de indivíduos adultos frente às visitas realizadas ao dentista. Para tanto, aplicouse um questionário a uma amostra de 984 indivíduos, entre 14 a 93 anos, de ambos os sexos, abordando temas sobre: medo e/ou ansiedade, freqüência de consultas ao dentista e procedimentos odontológicos realizados na última consulta. Os resultados demonstraram não haver diferença estatisticamente significante entre os sexos (masculino 23,81; feminino 27,7%), ao afirmarem não ter medo de dentista. Para os que tinham medo, 9,04% tiveram experiências desagradáveis no atendimento; 4,98% sentem medo a partir do ruído do alta-rotação; 6,20% da anestesia; 3,46% de todos os itens citados. Pode-se concluir que maior ênfase deve ser dada às manifestações de ansiedade e medo odontológico, pois os indivíduos são relutantes a admitirem seus medos, descuidando e fugindo da filosofia de prevenção em saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santos, P. A. dos, Bonini Campos, J. A. D., & Martins, C. S. (2007). Avaliação do Sentimento de Ansiedade Frente ao Atendimento Odontológico. Revista Brasileira Multidisciplinar, 11(1), 189-202. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.240
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Patrícia Aleixo dos Santos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, São Paulo, Brasil.

Professora Assistente I (Doutora) da Disciplina de Orientação Profissional no Curso de Odontologia.

Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, UNESP

Professora Assistente Doutora da Disciplina de Bioestatística e Metodologia Científica da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, São Paulo, Brasil.

Carolina Scanavez Martins, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, São Paulo, Brasil.

Cirurgiã-dentista formada no Curso de Odontologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)