Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica

Main Article Content

Dirce Charara Monteiro
Luciana Rueda Sborowski

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Monteiro, D. C., & Sborowski, L. R. (2006). Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica. Revista Brasileira Multidisciplinar, 10(2), 153-162. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Dirce Charara Monteiro, Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Unesp.

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Naturais e do Departamento de Ciências Humanas do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Professora Voluntária do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Araraquara, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Luciana Rueda Sborowski, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Professora do Departamento de Ciências Exatas e Naturais do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, atuando no Curso de Fonoaudiologia.