A responsabilidade Social como Preceito Ético-Civilizatório

Main Article Content

José dos Reis Santos Filho

Resumo

O tema da responsabilidade social empresarial assumiu uma importância significativa frente a um passado e (certamente) um presente de descaso de amplos segmentos da iniciativa privada com uma agenda de cumprimento dos princípios básicos dos direitos humanos. Discutido em um clima que é de polêmica, é uma noção que assume não poucos significados. Ainda assim, é reconhecível um avanço que inclui a elaboração de indicadores que possam aferir a aproximação de empresas aos compromissos com seu público interno e externo. A questão é a definição do conteúdo de tais mecanismos, já que ele precisa apresentar-se com um caráter universal. O que fica é a necessidade de um imperativo ético-civilizatório baseado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, e que tenha a legislação como referencial de mediação e interpelação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Santos Filho, J. dos R. (2005). A responsabilidade Social como Preceito Ético-Civilizatório. Revista Brasileira Multidisciplinar, 9(1), 93-107. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.285
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

José dos Reis Santos Filho, Unesp/FCL/CAr.

Unesp/FCL/CAr. Departamento de Sociologia. Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Situações de Violência e Políticas Alternativas – NUEVA.