Estresse Oxidativo como Fator Importante na Fisiopatologia da Doença de Alzheimer

Main Article Content

Tanise Gemelli,
Rodrigo Binkowski de Andrade
Alexandre Luz Castro,
Larissa Pacheco Garcia
Cláudia Funcha

Resumo

O estresse oxidativo tem sido apontado como um ator importante na patogênese de várias doenças, incluindo doenças neurodegenerativas. A Doença de Alzheimer é uma desordem neurodegenerativa relacionada à idade, que é reconhecida como a forma mais comum de demência. Neste artigo, o objetivo foi revisar a participação de estresse oxidativo na Doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer é caracterizada histopatologicamente pela presença de placas amilóides extracelulares, emaranhados neurofibrilares intracelulares, a presença de oligômeros do peptídeo -amiloide e a perda de sinapse. Além disso, o cérebro e o sistema nervoso são mais propensos ao estresse oxidativo e o dano oxidativo influencia nas doenças neurodegenerativas. Entretanto, o aumento do dano oxidativo, disfunção mitocondrial, acúmulo de agregados de proteínas oxidadas, inflamação e defeitos nas proteínas constituem patologias complexas interligadas que levam à morte celular de neurônios. Mutações no ácido desoxirribonucleico mitocondrial e estresse oxidativo contribuem para o envelhecimento, afetando diferentes sistemas de sinalização da célula, bem como conectividade neuronal, podendo levar à morte celular, sendo o maior fator de risco para doenças neurodegenerativas, como na Doença de Alzheimer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gemelli, T., Andrade, R. B. de, Castro, A. L., Garcia, L. P., & Funcha, C. (2013). Estresse Oxidativo como Fator Importante na Fisiopatologia da Doença de Alzheimer. Revista Brasileira Multidisciplinar, 16(1), 67-78. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i1.43
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Tanise Gemelli,, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Biomédica, doutorando do Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Rodrigo Binkowski de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Biomédico, doutorando do Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Alexandre Luz Castro,, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Biomédico, doutorando do Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

Larissa Pacheco Garcia, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS.

Médica, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS.

Cláudia Funcha, Centro Universitário Metodista do IPA.

Farmacêutica bioquímica, mestre e doutora em Bioquímica, docente do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário Metodista do IPA.