Estrutura organizacional do programa de aquisição de alimentos (PAA) no plano municipal: Casos comparados
Main Article Content
Resumo
O presente estudo propõe-se a verificar quais os fatores inerentes à estrutura organizacional e operacional dos agentes executores do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA, no plano local que mais influenciam seu desempenho, relatando como o programa é operacionalizado e a estrutura organizacional presente na modalidade Compra com Doação Simultânea – CDS, a partir do papel desempenhado pelo Banco de Alimentos nos municípios de Araraquara/SP e São Carlos/SP. Para isso, foi utilizada como estratégia metodológica os estudos de caso, a partir da aplicação de dois métodos: pesquisa documental e realização de entrevistas com os gestores do Banco de Alimentos nos dois municípios e com a gerente do CRAS no município de Araraquara/SP. Entre os resultados é possível destacar que o desenho da estrutura organizacional do PAA, em ambos os municípios, demonstrou o papel central exercido pelo Banco de Alimentos para o desempenho do programa. E que este Banco, em âmbito municipal, deve ser tratado como unidade intermediadora ao invés de unidade recebedora. Sinalizou ainda que, apesar de o PAA ter sido pensado para ser desenvolvido e implementado por todos os municípios brasileiros, a execução apenas via CONAB se mostrou muito superficial e melhor executada quando trabalhada em conjunto com a estrutura existente para o PAA Municipal.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
ALMEIDA, L. M. M. C; FERRANTE, V. L. S. B; PAULILLO, L. F. Rede de Segurança Alimentar de forte coesão social, a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Araraquara – SP. Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 3, p. 370-385, 2010.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Manual Operativo – Programa de Aquisição de Alimentos: modalidade compra com doação simultânea operação por meio de termo de adesão, 2014.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Operacional – Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), (n/d).
BURITY, V.; FRANCESCHINI, T.; VALENTE, F.; RECINE, E.; LEÃO, M.; CARVALHO, M. F. Direito humano à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional. Brasília, DF: ABRANDH, 2010. 204p.
COSTA, M. C. F.; SOUZA, B. S. S.; FELL, A. F. A. Um estudo da estrutura organizacional e as mudanças organizacionais: proposta de um novo modelo. Revista de Gestão e Tecnologia, v. 2, p. 57-74, 2012.
DIMAGGIO, P. J. & POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, 1983.
DOURADO JUNIOR, A. A.; SOUSA, J. C. Estrutura Organizacional: Condições à modelagem organizacional. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 294-318, ago./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/viewFile/2657/pdf_530>. Acesso em: 28 nov. 2020.
FLORIAN, F. Política Pública de Alimentação e Nutrição: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Araraquara – SP. 2014. 116 p. Tese (Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição) – UNESP. Araraquara. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/115658>. Acesso em: 05 jul. 2017.
ITESP. Fundação ITESP: sua história e realizações. Evolução da política agrária e fundiária no Estado de São Paulo. São Paulo: ITESP, 2013.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2. ed. 4°. reimpressão, São Paulo: Ed. Atlas, 2008.
MORGAN, G. Imagens da organização. 2. ed. - 4a reimpressão - São Paulo: Atlas, 2002.
PREFEITURA DE ARARAQUARA consegue retomar o PAA. Tribuna Impressa, Araraquara, 16 de abril de 2014. Disponível em: <http://www.araraquara.com/politica/politica_internaNOT.aspx?idnoticia=943321>. Acesso em: jul. 2015.
REALINO, M. A. A. Análise da institucionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na CEAGESP: o caso do CEASA de Araraquara (SP). 2016. 144p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) - UFSCAR. São Carlos. 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7959>. Acesso em: 02 jun. 2017.
ROSSI, F. R. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da agricultura familiar no município de São Carlos: impactos socioeconômicos nos agricultores familiares beneficiários. 2012. 177p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – UFSCar. São Carlos. Disponível em:<https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3704?show=full>. Acesso em: 04 dez. 2017.
SILVA, S. P. A trajetória histórica da Segurança Alimentar e Nutricional na Agenda Política Nacional: projetos, descontinuidades e consolidação. IPEA, 2014. Disponível em: < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3019/1/TD_1953.pdf>. Acesso em: 07 jan. 2020.
WFP - WORLD FOOD PROGRAMME. Modalidades de Compras Públicas de Alimentos da Agricultura Familiar no Brasil. Série Políticas Sociais e de Alimentação, v. 2, 2015b. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar/PAA_Institucional_Estudo2_modalidades_lowres.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2016.