Desafios do mercado para os produtos de origem animal da agricultura familiar

Main Article Content

Tatiana Rocha
Olimpia Lima Silva Filha
Rodrigo Lopes de Almeida
Rogério da Silva Matos
Rômulo Magno Oliveira de Freitas
Elayna Cristina da Silva Maciel

Resumo

A agricultura familiar tem grande importância na produção de alimentos no Brasil, porém este setor é muitas vezes invisibilizado e enfrenta diversas dificuldades, entre elas a comercialização dos produtos, principalmente os de origem animal. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica para levantar informações sobre as características da criação animal na agricultura familiar, as formas de escoamento dos produtos de origem animal e as alternativas para valorização desses produtos. Os sistemas de criação animal na agricultura familiar possuem características próprias que dependem de questões culturais e ambientais de cada comunidade e, portanto, devem ser consideradas ao se propor formas para a comercialização desses produtos. A agricultura familiar apresenta dificuldades de comercializar os produtos de origem animal no mercado formal, principalmente, pela dificuldade de atender as exigências legais dos serviços de inspeção, além disso, as políticas públicas quem vêm sendo desenvolvidas não se adequam a realidade das famílias no campo. Dessa forma, torna-se importante incentivar a reformulação das políticas públicas, como o Selo Arte e Indicação geográfica, com adequações que favoreçam os produtores familiares, e fortalecer a Agroecologia em busca de maior valorização dos produtos de origem animal oriundos da agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Rocha, T., Silva Filha, O. L. ., Almeida, R. L. de ., Matos, R. da S., Freitas, R. M. O. de, & Maciel, E. C. da S. . (2022). Desafios do mercado para os produtos de origem animal da agricultura familiar. Revista Brasileira Multidisciplinar, 25(1), 182-197. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.1286
Seção
Artigo de Divulgação
Biografia do Autor

Olimpia Lima Silva Filha, IFBaiano- Campus Valença

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e Especialização em Conservação de Recursos Genéticos Animais, pela Universidade de Córdoba, na Espanha (2005). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ensino e Tecnologia Baiano - Campus Valença. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Conservação de Recursos Genéticos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: aves, suínos, nutrição de animais não ruminantes, produção de pequenas criações, Nordeste brasileiro e conservação animal.

Rodrigo Lopes de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2009) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Programa de Pós-doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2013) . Atuando principalmente nos seguintes temas: aminoácidos digestíveis, desempenho, exigências nutricionais, ideal protein, Poedeira leve.

Rogério da Silva Matos, IFBaiano- Campus Valença

Fez doutorado (2012), mestrado (2008) e graduação (2005) em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição, Alimentação e Produção Animal. Cursou disciplinas no mestrado e doutorado que abordaram fisiologia da produção animal e Análise de alimentos. Atualmente é professor de produção animal do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano.

Rômulo Magno Oliveira de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros

Graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Possui Mestrado e Doutorado em Fitotecnia pela UFERSA. Foi professor substituto do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal, na Escola Agrícola de Jundiaí- UFRN (2015), professor do cursos técnicos em agroecologia, agropecuária, meio ambiente e de pós-graduação do Instituto Federal Baiano (2015-2018), onde também atuou na implantação e coordenação da especialização em Meio Ambiente e Agroecologia; na aprovação do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Nessa mesma instituição, atuou como Coordenador de Pesquisa, Coordenador Geral de Pós-Graduação, Pró-reitor Pesquisa e Inovação substituto, e Coordenador Geral de Iniciação Cientifica. Também foi docente nos cursos de bacharelado em zootecnia e técnico em agropecuária do Instituto Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros; professor permanente dos Mestrados Profissionais em Uso Sustentável de Recursos Naturais (IFRN) e Ciências Ambientais do IF Baiano; e Colaborador do Mestrado em Ambiente, tecnologia e Sociedade (UFERSA). Meus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: agroecologia, aproveitamento de resíduos agroindustriais, recuperação de áreas degradadas, crescimento e fisiologia de espécies nativas, gestão ambiental e tecnologias sociais.

Elayna Cristina da Silva Maciel, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2008), mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e Doutora em Ciências pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (área de concentração em Produtividade e Qualidade Animal) (2016). Atuação como docente no ensino superior e ensino médio profissionalizante (Técnico em Agropecuária) nas disciplinas relativas a produção animal. Tem experiência na área de fisiologia de peixes tropicais, com ênfase em resposta ao estresse no processo produtivo. Atuando principalmente nos seguintes temas: estresse, pacu (Piaractus mesopotamicus), glicemia, transporte, indução hormonal, sequenciamento e PCR.