Reflexões sobre a Categoria Identidade Através de uma Perspectiva Interdisciplinar

Main Article Content

Wilson José Alves Pedro

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar algumas reflexões sobre a categoria identidade através de uma perspectiva interdisciplinar. A partir das discussões sobre Identidade na perspectiva desenvolvida pela Psicologia Social Brasileira Contemporânea, apontam-se características e a emergência de preocupações interdisciplinares. Nesta tendência, a Psicologia Social, Ciência Social, desde seus primórdios, desenvolve-se a partir da necessidade de explicar o comportamento social, à medida que a sociedade foi se tornando mais complexa e heterogênea. Sua preocupação chave continua sendo como compreender e relacionar indivíduo-sociedade. Analisam-se algumas das contribuições de pensadores contemporâneos – Woodward e Sousa Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pedro, W. J. A. (2006). Reflexões sobre a Categoria Identidade Através de uma Perspectiva Interdisciplinar. Revista Brasileira Multidisciplinar, 10(2), 67-74. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.250
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Wilson José Alves Pedro, (PUC/SP) / (Uniara/Unaerp) / (UFSCar).

*Doutor em Psicologia Social (PUC/SP). Professor Universitário nas áreas de Psicologia Social e Gestão de Pessoas (Uniara/Unaerp). Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração – Gestão de Recursos Humanos da Uniara. Pesquisador dos Grupos: Multidisciplinar em Gestão das Organizações (Uniara) e Psicologia Social e Trabalho (Uniara). Membro do Núcleo de Pesquisa em Identidade “José Roberto Malufe” (PUC/SP) e do Grupo Políticas e Práticas em Saúde (UFSCar).