A educação em debate: meio ambiente, escola e sociedade

Main Article Content

Mario Marcos Lopes
Emerson Benedito Ferreira

Resumo

O presente trabalho é uma resenha da obra “Pesquisas em educação: meio ambiente, escola e sociedade”, que apresenta abordagens relacionadas a temática educação, tendo como eixo primordial: o meio ambiente, a escola e a sociedade. Verifica-se, no decorrer do texto, diferentes vozes, das mais pontuais as mais complexas, que estão intrinsecamente associados a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, sobretudo criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lopes, M. M., & Ferreira, E. B. (2021). A educação em debate: meio ambiente, escola e sociedade. Revista Brasileira Multidisciplinar, 24(1). https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i1.696
Seção
Resenhas
Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Docente do Centro Universitário Barão de Mauá Tutor da Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João del-Rei Professor Coordenador da Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação).

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999) e Licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano (2017). Especialista em Direito Educacional (2009), Filosofia da Educação (2011) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (FESL); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade; Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária e participa do grupo de estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatuto da Criança e Adolescente, Estudos sobre a Infância e a criança, Sociologia da Infância, do Desastre e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância e da criança, da família, criminalidade infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), patologia forense, história da criminologia infantil, etc.

Referências

LOPES, Mario Marcos; FERREIRA, Emerson Benedito (Orgs.). Pesquisas em educação: meio ambiente, escola e sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.