Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato

Main Article Content

Raquel Pompeu de Miranda Freitas
Monica Karla Vojta Miranda
Anselmo Cordeiro de Souza
Cristina Zukowsky-Tavares

Resumo

Objetivo: Avaliar os resultados da implementação de uma intervenção em educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato na perspectiva das participantes. Metodologia: Investigação de abordagem qualitativa, delineada em pressupostos da pesquisa participante, realizada por meio de grupos focais como estratégia de diagnóstico e avaliação dos resultados de uma intervenção com 40 gestantes/mães. Resultados: Faixa etária prevalente de 14 a 26 anos de idade (72,5%), 50% primigestas e 50% multíparas, 25% relataram ter uma gestação, 12,5% duas gestações e 10% três gestações. Por meio do grupo focal diagnóstico constatou-se que algumas mães mantinham ações e hábitos equivocados e sentimentos negativos frente a práticas e cuidados de saúde do recém-nascido. No grupo focal de avaliação a experiência antes apavorante parecia atenuada e com redução de dor. Na higiene do recém-nascido houve demonstração de maior consciência do processo. Quanto à vacina e proteção, houve engajamento por parte das mães em geral. Conclusão: O conhecimento prévio das gestantes/mães acerca dos cuidados com o neonato eram empíricos e apresentavam limitações. Ao propor oficinas demonstrativas e participativas com estratégias educativas ativas foram acionados diferentes recursos e situações-problemas, que na avaliação das participantes auxiliou a promoção da saúde materna e do recém-nascido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Freitas, R. P. de M., Miranda, M. K. V., Souza, A. C. de, & Zukowsky-Tavares, C. (2018). Educação em saúde com gestantes e mães sobre noções de cuidado com o neonato. Revista Brasileira Multidisciplinar, 21(3), 120-134. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.554
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Raquel Pompeu de Miranda Freitas, Centro Universitário Adventista de São Paulo –UNASP.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho (2003). Pós Graduação Lato Sensu em UTI Neonatal: Vivência e Conhecimento em enfermagem Neonatal pela UNICID (2007) e em Docência do Ensino Médio Técnico e Superior na Área da Saúde pela FAPI (2009), além de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo –UNASP

Monica Karla Vojta Miranda, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Adventista de São Paulo. Mestra em Gestão de Empresas/Saúde pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em Urgência e Emergência (Faculdade Integrada Brasil Amazônia), Enfermagem em Nefrologia (Universidade Geraldo Di Biasi), Saúde da Família (Escola de Saúde Pública do Ceará) e Especialização em Gestão de Empresas (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Marabá). Graduação em Enfermagem (2004).

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José - FPSJ, Bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia - SALT, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas por competências e Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Egressa da Faculdade Adventista de Educação FAED/UNASP (1987), com Mestrado (2003) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós Doutorado em Educação pela FEUSP (2012). Atuou do Mestrado ao Pós doutorado nas linhas de Pesquisa voltadas à Avaliação Educacional, priorizando a Formação de professores em avaliação. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia e Docente no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP.