A Realidade do Idoso Institucionalizado Frente á Visita Familiar: Um Estudo Quantitativo
Main Article Content
Resumo
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
AREIAS, G. L.; LIPP, M. E. N. Comparação do nível de stress entre idosos que moramcom a família e aqueles que vivem em casa de repouso. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA
PUC, 13 -Campinas, 2008.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano- compaixão pela Terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BORGHI, A. C.; MOLITERNO, A. C. M;
CARREIRA, L. Caracterização dos idosos institucionalizados no asilo São Vicente de Paulo de Maringá. In: SIMPÓSIO MARINGAENSE DE
GERONTOLOGIA, 2. 2010. Disponívelem: .
Acesso em: 07 agosto 2011.
BORN, T.; BOECHAT, N. S. Aqualidade dos cuidados ao idoso institucionalizado. In: FREITAS, E. V.; PY, L.; CANÇADO, F. A. X.; GORZONI, M. L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Cap. 119, p. 1131-1141.
BRASIL. MINISTÉRIO DASAÚDE. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-
ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada n
Regulamento Técnico que define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. 2005. Disponível em:
<http://www.saude.sp.gov.br/atos_normativos/ legislacao-sanitaria/estabelecimentos-de-saude/ atencao-ao-idoso/RES_283.pdf>. Acesso em: 20 abril 2011.
CHAIMOWICZ, F. Dinâmica da institucionalização de idosos em Belo Horizonte, Brasil. Revista Saúde Pública, v. 33, p. 454-460, 1998.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA - IBGE. Coordenação de população e indicadores sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2011. Rio de Janeiro.
Disponívelem: http://www.ibge.gov.br/home/ estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em: 10 agosto 2011.
PAPALEO, M. Gerontologia: a velhice e o envelhecimento emvisão globalizada. São Paulo: Editora Atheneu, 2005.
PAVAN, F. J.; MENEGHEL, S. N.; JUNGES, J. R.
Mulheres idosas enfrentando a institucionalização. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, set. 2008. Disponívelem: http://www.scielosp.org/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 311X2008. Acesso em: 17 fevereiro 2011.
PERLINI, N. M. O. G.; LEITE, M. T.; FURINI, A.
C. Em busca de uma instituição para a pessoa idosa morar: motivos apontados por familiares. Revista da Escola Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 229-236, 2007.
PINHEIRO, L.; GALIZA, M.; FONTOURA, N.
Novos arranjos familiares, velhas convenções sociais de gênero: a licença parental como política pública para lidar com essas tensões. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 851-859,
set./dez. 2009.
REIS, L. A.; TORRES, G. V.; REIS, L. A.;
FERNANDES, M. H. Características sóciodemográficas e de saúde de idosos dependentes residentes em domicílio. Revista Espaço para a Saúde, v. 10, n. 2, p. 12-17, 2008.