Sobre a Revista
Foco e Escopo
A ReBraM é um periódico científico eletrônico multidisciplinar, sendo dirigido à comunidade científica: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem em diferentes áreas de conhecimento. A Revista Brasileira Multidisciplinar tem por missão disseminar e divulgar o conhecimento através de arquivos originais, ampliando e promovendo o debate acerca de assuntos de interesse da comunidade científica e sociedade brasileira.
A partir do ano de 2018 a Revista Brasileira Multidisciplinar- ReBraM, passou a publicar três edições que correspondem aos períodos de janeiro a abril, maio a agosto e, a terceira edição, correspondendo ao período de setembro a dezembro.
Os trabalhos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades:
a) Artigos originais: trabalhos inéditos de pesquisa científica com no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, quadros, esquemas, etc.;
b) Artigos de revisão: estudo aprofundado sobre um tema específico, uma avaliação crítica e objetiva do estado da arte e a discussão necessária para o avanço do conhecimento sobre o tema. Deverão ter no máximo 35 páginas;
c) Artigos de divulgação: sínteses de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia pertinente, com no máximo 25 páginas;
d) Comunicações breves: resultados preliminares de pesquisa, com no máximo 15 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências;
e) Resenhas: resenhas ou análises relevantes que possam manter a comunidade acadêmica informada sobre o avanço das reflexões na área, com no máximo 5 páginas;
A ReBraM adota integralmente as Boas Práticas da Publicação Científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais - Committee on Publication Ethics (COPE).
Os manuscritos que não estiverem de acordo com as Normas de Publicação serão devolvidos aos autores.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os manuscritos recebidos pela Revista Brasileira Multidisciplinar - REBRAM são submetidos pelo processo de revisão por pares. O corpo editorial escolhe pareceristas externos, especialistas na área discutida no manuscrito, sendo responsáveis por realizar avaliação cega. Esses pareceres são enviados aos autores, para possível revisão, de acordo com as sugestões e correções. Os manuscritos serão encaminhados para publicação somente após o final da avaliação pelos especialistas externos e a aprovação pelo corpo editorial da revista.
O processo de avaliação de artigos submetidos à ReBraM envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas externos. Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir significativamente para o conhecimento no campo da Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Quando necessário, os editores, também envolvem algum membro do comitê científico nesse processo. Esta avaliação ocorre mensalmente na reunião dos editores e os autores são comunicados sobre o parecer da etapa desk review.
Os artigos aprovados na Desk Review são encaminhados a dois dos pareceristas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, conforme sua disponibilidade e expertise para avaliá-los. Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.
Os artigos são avaliados, considerando-se a relevância do tema estudado para a gestão ambiental e sustentabilidade, a redação e a formatação do texto, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises; bem como o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições.
Após o término do processo de avaliação, os autores serão imediatamente comunicados sobre a decisão editorial (CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS, REJEITADO OU APROVADO).
Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos serão submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.
A conclusão desse processo não implica na publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação.
Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.
Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, e contribuições oferecidas para a área. Seguimos a seguintes condiçoes:
Política de Ética
Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações
Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação na revista: do autor, do editor da revista, dos revisores e do editor. Não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético.
- Deveres dos Editores:
• Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista, em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o conselho editorial ou colaboradores na tomada de decisões.
• Regras Justas: O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou a filosofia política dos autores.
• Confidencialidade: O editor e qualquer membro da equipe editorial não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido a qualquer outra pessoa, com exceção do próprio autor, revisores, potenciais colaboradores, outros conselheiros editoriais, e do editor, conforme o caso.
• Divulgação e Conflitos de interesse: O editor não deve usar informações que não tenham sido publicadas em sua própria investigação sem o consentimento expresso e por escrito do autor. O editor deve abster-se de avaliar manuscritos nos quais haja algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos, bem como qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
• Participação e cooperação nas investigações: O editor deve tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas forem apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Deveres dos Revisores:
• Contribuição para a decisão Editorial: A revisão por pares ajuda o editor na tomada de decisões editoriais e, por meio das comunicações editoriais com o autor pode, também auxiliar o autor na melhoria do artigo.
• Pontualidade: Qualquer árbitro selecionado que não se sinta qualificado para avaliar a pesquisa relatada em um manuscrito, ou sabe que a sua imediata revisão será impossível, deve notificar o editor e desculpar-se do processo de revisão.
• Confidencialidade: Todos os manuscritos recebidos para avaliação devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com os outros.
• Padrões de objetividade: Comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
• Reconhecimento da Fonte: Pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor, também deve chamar a atenção do editor sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
• Divulgação e Conflitos de Interesse: Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio da avaliação pelos pares devem ser mantidas em sigilo e não utilizadas para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham algum conflito de interesse resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos, bem como qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos.
- Deveres dos Autores:
• Padrões de descrição: Autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar uma descrição preciso da trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
• Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores, estas devem ter sido devidamente citadas Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
• Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevam, essencialmente, a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
• Reconhecimento de Fontes: Reconhecimento adequado do trabalho dos outros deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influente na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizadas ou relatadas sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, tais como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
• Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em aspectos substantivos do projeto de pesquisa, também devem ser reconhecidos ou listados como colaboradores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, que todos os coautores viram, aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
• Divulgação e Conflitos de Interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderia influenciar os resultados ou as interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
• Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar, imediatamente, o editor da revista ou editora e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo.
Deveres do Publisher
Os nossos artigos são revisados para garantir a qualidade das publicações científicas e, também somos usuários de CopySpider(software para identificação de plágio).
* Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas
Periodicidade
A partir do ano de 2018 a Revista Brasileira Multidisciplinar- ReBraM, passou a publicar três edições que correspondem aos períodos de janeiro a abril, maio a agosto e, a terceira edição, correspondendo ao período de setembro a dezembro.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.
Taxas para submissão e publicação de textos
A Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM , editada pelo Núcleo de Produção Cientifica (NPC), não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
Todos artigos da ReBraM são publicados com DOI (Digital Object Identifier).
Histórico do periódico
A Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM é um periódico multidisciplinar do Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara - UNIARA que tem por finalidade divulgar contribuições da comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento. É uma publicação semestral que recebe manuscritos em regime de fluxo contínuo.
Editada desde 1997, pela Universidade de Araraquara- Uniara, tinha como nome Revista Uniara com publicações impressas e online. Ao longo dos seus 19 (dezenove) anos de existência consolidou-se como elemento motivador para a difusão do conhecimento no âmbito acadêmico.
Em 2016 nossa Revista passou por algumas reformulações, uma delas é a alteração de seu nome para Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, utilizando-se do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER).
ISSN 1415-3580 descontinuado
E-ISSN 2527-2675