Planejamento em área de vulnerabilidade social: um estudo sobre o bairro Cidade Cristo Rei (Montes Claros – MG, Brasil)

Main Article Content

Guilherme Henrique de Oliveira Fonseca
Roberto Luís de Melo Monte-Mór

Resumo

Este artigo tem por foco o planejamento urbano em áreas vulneráveis, visto que, são áreas afetadas pela pobreza, violência, riscos diversos, etc., além de serem áreas que constantemente não são incluídas em planos municipais. Por este motivo faz-se necessário o estudo da dinâmica sócio espacial dessas áreas, afim de produzir alternativas que visem a melhoria na qualidade de vida de seus moradores. Para isso foi estudado o caso do bairro Cidade Cristo Rei localizado na cidade Montes Claros (Minas Gerais), visto que, a cidade é de porte médio e possui uma enorme importância sócio econômica para o norte de Minas e o bairro Cidade Cristo Rei está localizado na região central da cidade e possui um aglomerado subnormal dentro de seus limites, o que torna a área ainda mais vulnerável. Essa dissertação é pautada no princípio do aprendizado social, isto é, busca alternativas diversas para o bairro Cidade Cristo Rei que sejam um produto do diálogo entre o interesse social (participação popular) e o interesse público (governo municipal). Por fim, o planejamento urbano associado ao aprendizado social mostrou-se uma importante ferramenta de pesquisa capaz de aglutinar vários temas complexos sobre o território em questão e, desta forma, pode apontar princípios transformadores para outras regiões vulneráveis da cidade de Montes Claros e região.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Fonseca, G. H. de O., & Monte-Mór, R. L. de M. (2019). Planejamento em área de vulnerabilidade social: um estudo sobre o bairro Cidade Cristo Rei (Montes Claros – MG, Brasil). Revista Brasileira Multidisciplinar, 22(1), 16-95. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2019.v22i1.576
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Guilherme Henrique de Oliveira Fonseca, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Mestrado Sociedade, ambiente e território)

Mestre em Sociedade, Ambiente e Território - UFMG.

Pós-graduado em Docência do ensino duperior - FASA

Atualmente professor EAD de Engenharia Ambiental.