A Organização e a Gestão da Escola: Um Olhar a Partir dos Estudos de Norbert Elias

Main Article Content

Ana Maria Falsarella

Resumo

O sociólogo Norbert Elias (1897-1990) é considerado um dos mais influentes intelectuais da contemporaneidade. Sua obra é uma das janelas conceituais que pretendemos abrir nos estudos de nosso Grupo de Pesquisa. Considerando que a tarefa básica da pesquisa nas ciências humanas é tornar os processos sociais mais acessíveis à compreensão dos sujeitos dentro das teias sociais em que transitam, este texto tem por objetivo explorar alguns conceitos inter-relacionados propostos por Elias em que ele assinala os padrões mutáveis de interdependência entre indivíduos e sociedade e a repercussão desses padrões dentro dos grupos sociais. Portanto, o procedimento utilizado foi o de revisão da literatura. Como resultado de nosso estudo, expomos alguns elementos-chaves do pensamento do autor, a saber, configuração, interdependência, jogo, poder e movimento. A título de conclusão entendemos que tais elementos, aplicados às questões educacionais, possibilitam ampliar o entendimento sobre a escola e outras instituições educativas. Assim, após explorar tais concepções, buscamos associá-las à área educacional, entendendo que elas podem constituir fonte teórica de grande valia para provocar reflexões e ampliar a compreensão sobre o funcionamento de instituições educativas, em especial sobre a escola. E ainda porque, de uma perspectiva ampla das macrorrelações sociais, entendemos que estudar a escola é também estudar os problemas da sociedade. Os estudos de Elias nos abrem a possibilidade de olhar a escola não como se tirássemos uma fotografia e a analisássemos como uma instituição estática, paralisada em um instantâneo, mas como instituição social dinâmica, flexível, construída e desconstruída permanentemente pelo movimento de inter-relação entre as pessoas que dela fazem parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Falsarella, A. M. (2013). A Organização e a Gestão da Escola: Um Olhar a Partir dos Estudos de Norbert Elias. Revista Brasileira Multidisciplinar, 16(2), 111-117. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i2.68
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Ana Maria Falsarella, Universidade Católica de São Paulo –PUC-SP. Centro Universitário de Araraquara – UNIARA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professora pesquisadora do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Líder do Grupo de Pesquisa Organização e Gestão de Instituições Educativas, certificado pela Uniara e registrado no CNPq.