A Consulta de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família
Main Article Content
Resumo
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BEZERRA, N. M. C. et al. Consulta de enfermagem ao diabético no Programa Saúde da Família: percepção do enfermeiro e do usuário.
Revista RENE, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 86-95 jan./mar.2008.
BORGES, I.A.L. Consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos e solicitação de exames por enfermeiros na atenção básica à saúde. Enfermagem em Foco; n.1, p. 5- 8, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS
nº 648 de 28 de março de 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS
nº 1625 de 10 de julho de 2007.
CAMPOS, R. M. C. et al. Consulta de enfermagem em puericultura: a vivência do enfermeiro na Estratégia de Saúde da Família. Revista da Escola de Enfermagem USP [online]. 2011, v.45, n.3, p. 566-574.
CARVALHO, B.G. et al. AOrganização do Sistema de Saúde no Brasil. In: Andrade et. al. Bases da Saúde Coletiva. Londrina: Editora UEL – Universidade Estadual de Londrina, 2001.
COFEN – Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº. 159/1993. Disponível em http:// site.portalcofen.gov.br/node/4241. Acesso em 23/ 02/2013.
FREITAS, C. A. S. L. et al. Consulta de enfermagem ao portador de hanseníase no território da Estratégia da Saúde da Família: percepções de enfermeiro e pacientes. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. spe, nov. 2008.
GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa.
ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MACIEL I.C.F.; ARAÚJO T.L. Consulta de
enfermagem: análise das ações junto a programas
de hipertensão arterial, em Fortaleza. Revista Latino-americana de Enfermagem, n. 11, p.207-14. março/abril, 2003 .
MADEIRA, A. M. F. O abandono da consulta de enfermagem: uma análise compreensiva do fenômeno. Revista da Escola de Enfermagem USP, v.30, n.1, p.82-92, 1996.
MENESES, A. S. Instrumento de Apoio ao atendimento de gestantes na Estratégia Saúde da Família. Revista Paulista de Enfermagem, 27, n.4, p. 222-9, 2008.
OLIVEIRA, J. C. A.; TAVARES, D. M. S.
Atenção ao idoso na estratégia de Saúde da Família: atuação do enfermeiro. Revista da escola de enfermagem USP, São Paulo, v. 44, n. 3, set. 2010.
PORTO, G. B. Do corredor ao consultório: diversidade e multifuncionalidade da consulta de enfermagem na Atenção Básica de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado) – Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.
SANTOS, Z. M. D. S. A.; SILVA, R. M. D.
Consulta de enfermagem à mulher hipertensa: uma tecnologia para educação em saúde. Revista brasileira de enfermagem, Brasília, v. 56, n. 6, Dec. 2003.
SAPAROLLI, E. C. L.; ADAMI, N. P. Avaliação
da estrutura destinada à consulta de enfermagem à criança na atenção básica. Revista da escola de enfermagem USP, São Paulo, v. 44, n. 1, mar.
SILVA, M. G. A consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a percepção do cliente. Revista Latino- Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, Jan. 1998.
VANZIN, A.S.; NERY M.E.S. Consulta de
enfermagem: uma necessidade social? Porto Alegre: RM e L Gráfica; 1996.