Prevalência de fatores ambientais associados ao câncer entre estudantes adolescentes

Main Article Content

Bárbara Risse-Quaioto
Anderson Barros Archanjo
Julia de Assis Pinheiro
Mayara Mota de Oliveira
Tamires dos Santos Vieira
Luiz Cláudio Barreto Silva Neto
Juliana Dalbó
Ivana Alece Arantes Moreno
Bruna Aparecida Borges Dutra
Erika Aparecida Silva de Freitas Sartore
Carlos Henrique Mendes Marcelino
Adriana Madeira Álvares da Silva

Resumo

Diversos são os fatores ambientais conhecidos por causarem câncer, como a obesidade, má alimentação, consumo de álcool e tabaco, agentes infecciosos, hábitos de higiene e exposição solar. Tais fatores podem ser acumulados durante a vida do indivíduo, levando ao surgimento do câncer com o passar do tempo. Não se sabe exatamente as ligações entre a adolescência e o aparecimento do câncer na vida adulta, porém, estudos mostram a adolescência como um período crítico para a saúde. Portanto, o presente trabalho objetivou verificar a prevalência dos fatores ambientais de risco para o desenvolvimento do câncer entre adolescentes. Realizou-se um estudo transversal de caráter observacional, com 60 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Simão, localizada no Município de Alegre – ES, com o auxílio de um questionário autoaplicável. Os resultados indicaram alta prevalência de exposição solar sem protetor, bem como consumo de carne vermelha e embutidos e fumo passivo, sendo evidenciados os principais fatores relacionados ao câncer. Já as prevalências de fatores relacionados à prevenção do câncer incluíram o consumo de frutas, verduras e legumes, além da prática de atividade física. Observou-se ainda associação entre o nível de escolaridade e algumas características avaliadas. O presente estudo contribui para traçar o perfil de adolescentes de uma região no Sul do Espírito Santo, considerando fatores ambientais modificáveis associados ao desenvolvimento do câncer, sendo importante para traçar medidas preventivas da doença, a partir da modificação destes hábitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Risse-Quaioto, B., Barros Archanjo, A., de Assis Pinheiro, J., Mota de Oliveira , M., dos Santos Vieira, T., Barreto Silva Neto, L. C. ., Dalbó, J., Alece Arantes Moreno, I., Aparecida Borges Dutra, B., Aparecida Silva de Freitas Sartore, E. ., Henrique Mendes Marcelino, C. ., & Madeira Álvares da Silva, A. (2022). Prevalência de fatores ambientais associados ao câncer entre estudantes adolescentes. Revista Brasileira Multidisciplinar, 25(1). Recuperado de https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1211
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Bárbara Risse-Quaioto, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo - ES, Bacharela em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e Mestranda em Biotecnologia (Área de Concentração: Biotecnologia na Saúde) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Anderson Barros Archanjo, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico, Doutor em Biotecnologia (Área de Concentração: Biotecnologia na Saúde).

Julia de Assis Pinheiro, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduada em Farmácia, Licenciada em Química, Pós-graduada em Farmacologia com ênfase em Assistência Farmacêutica, Pós-graduada em Metodologia do Ensino da Química , Pós- graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade EJA , Pós-graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Pós-graduada em Formação Docente para a Educação a Distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Espírito Santo, Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas e Ensino de Química.

Mayara Mota de Oliveira , Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase da graduação em Biotecnologia (2015), e Mestre em Biotecnologia pela mesma Universidade (2017). Desenvolveu projetos como aluna de extensão do Ministério da Educação (MEC) e iniciação científica na área de Biologia Molecular. É doutoranda pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), e membro do grupo de pesquisas Biocâncer e do GENCAPO (Head and Neck Genome Project - http://www.gencapo.famerp.br/). Estuda as relações entre o uso do tabaco e a expressão gênica e resposta ao tratamento de doenças. Além disso, é membro participante da Rede do Bem de Alegre - atividade de organização da sociedade civil. Tem experiência na área de Informática, com ênfase em Sistemas de Computação, cursado no Instituto Federal do Espírito Santo.

Tamires dos Santos Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Nutricionista e Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Campus Alegre, Doutoranda em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo/RENORBIO.

Luiz Cláudio Barreto Silva Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como bolsista da iniciação científica pelo Núcleo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (NUPESAN)

Juliana Dalbó, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Biotecnologia em saúde (2020) pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO)/Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão de Saúde Pública e Meio Ambiente (2016) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Biomedicina com ênfase em Análises Clínicas (2013) pela Faculdade do Espírito Santo (UNES). Complementação pedagógica em Ciências Biológicas (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Terapeuta Integrativa (ABRATH).

Ivana Alece Arantes Moreno, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Doutoranda e Mestra (2020) em Biotecnologia pela mesma universidade.

Bruna Aparecida Borges Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Farmácia.

Erika Aparecida Silva de Freitas Sartore, Secretaria de Estado da Educação (SEDU)

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre (1992), professora e pesquisadora pela Secretaria do Estado de Educação ES, com especialização em Agroecologia pelo IFES. Doutora em Biotecnologia pela RENORBIO - Ponto focal - Universidade Federal do Espírito Santo. Atua ainda como supervisora do PIBID de biologia parceria UFES/CAPES.

Carlos Henrique Mendes Marcelino, Secretaria de Estado da Educação (SEDU)

Graduado em licenciatura plena em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (2007), Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (2011) e Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense- Darcy Ribeiro (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: diamantes sintéticos, heteropoliácido e catalise oxidativa. Participação do Grupo de Estudos Aplicados em Produtos Naturais e Síntese Orgânica (GEAPS - UFES) onde desenvolve pesquisa nas áreas de Bioquímica e Química dos produtos naturais (2017). Ênfase em: óleos essenciais para o controle de pragas e doenças na agropecuária; testes de atividade antioxidante e fitotoxicidade; desenvolvimento de novos produtos visando a liberação controlada de agroquímicos/produtos naturais no meio ambiente; análise de proteínas e atividade de enzimas associadas a condições de estresse biótico e abiótico. Atualmente professor de Química ensino médio pela secretaria estadual de educação do Espirito Santo (SEDU-ES).

Adriana Madeira Álvares da Silva

Bióloga, Mestra em Genética e Doutora em Ciências pela UNIFESP, Pós-Doutorado em Biologia Molecular pelo Hospital Heliópolis. Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, UFES/RENORBIO.