Envelhecimento e resiliência: conceitos, incursões e desenvolvimento subjetivo
Main Article Content
Resumo
O crescimento acelerado da população idosa é considerado um fenômeno mundial. O envelhecimento ocorre de forma multifatorial e heterogênea, influenciado pelas experiências vividas e do contexto sociocultural em que os indivíduos estão inseridos, o que pode criar uma conjuntura favorável ao estabelecimento de quadros de vulnerabilidade. O presente estudo volta a atenção à capacidade pessoal do indivíduo se adaptar, a resiliência, e com objetivo de revisitar o conceito de resiliência psicológica que poderia auxiliar no desenvolvimento de melhores estratégias para prestação de cuidados à pessoa idosa. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa, com uso da literatura científica pré-existente para compilar e organizar informações relevantes sobre a resiliência psicológica e o envelhecimento, abordando questões epistemológicas da resiliência enquanto conceito e fatores relacionados. A resiliência é focalizada como uma variável individual e essencial para a manutenção da saúde e que exerce influência sobre percepções do sujeito sobre si mesmo e o mundo ao redor, o que poderia contribuir para um envelhecimento com maior qualidade. No que tange às implicações práticas do que foi exposto, é aventado que a resiliência pode ser utilizada na avaliação como um indicador de autonomia e independência do sujeito, assim permitindo a concepção das potencialidades e limitações do mesmo. É viável cogitar a elaboração de programas educacionais centrados na promoção da resiliência, visando capacitar a população idosa e assim beneficiar a independência destes, consequentemente amenizando a demanda de cuidados no sistema de saúde pública.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.