Da nostalgia à tendência: uma revisão sistemática do consumo de discos de vinil e perspectivas de pesquisas futuras
Main Article Content
Resumo
Nos últimos anos o consumo de discos de vinil experimentou constante crescimento. Os discos proporcionam uma experiência de consumo única e autêntica por meio de suas características físicas e qualidade sonora diferenciada. Este estudo busca analisar como se configura o campo de pesquisa sobre consumo de discos de vinil e apresentar sugestões de pesquisas futuras. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases Web of Science e Scopus. Foram analisados 29 artigos sobre a temática. Os resultados revelaram uma quantidade limitada de estudos, resultando na ausência de grandes destaques de autores, instituições e periódicos para serem tomados como referência. Identificou-se alguns clusters temáticos e quatro grupos de sugestões de pesquisas futuras: consumo e mercado; consumo de culturas e grupos; nostalgia; e sentimentos e emoções. Esses temas indicam áreas e questões a serem exploradas e debatidas em estudos posteriores no campo do consumo de discos de vinil. Conclui-se que, apesar da crescente demanda por discos de vinil, o campo de pesquisa sobre seu consumo ainda é limitado e não segue a (re)expansão de seu mercado. Mais estudos são necessários para compreender melhor as motivações dos consumidores, os padrões de consumo e o impacto desse fenômeno no mercado musical.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, v.31, n.4, 2005, p 868-882.
ARNOULD, E.J.; THOMPSON, C. J. Introduction: Consumer Culture Theory: Ten Years Gone (and Beyond). In: Consumer Culture Theory. Emerald Group Publishing Limited, 2015. p. 1-21.
ASKEGAARD, S.; LINNET, J. T. Towards an epistemology of consumer culture theory: Phenomenology and the context of context. Marketing Theory, v. 11, n. 4, p. 381–404, 2011.
BARTMANSKI, D.; WOODWARD, I. The vinyl: The analogue medium in the age of digital reproduction. Journal of consumer culture, v. 15, n. 1, p. 3-27, 2015.
BARTMANSKI, D.; WOODWARD, I. Vinyl record: A cultural icon. Consumption Markets & Culture, v. 21, n. 2, p. 171-177, 2018.
BATES, E. Vinyl as event: Record Store Day and the value-vibrant matter nexus. Journal of Cultural Economy, v. 13, n. 6, p. 690-708, 2019.
CAMERON, S.; SONNABEND, H. Pricing the Groove: hedonic equation estimates for rare vinyl records. Applied Economics, v. 52, n. 50, p. 5516-5530, 2020.
CASOTTI, L. M.; SUAREZ, M. C. Dez anos de Consumer Culture Theory: delimitações e aberturas. Revista de Administração de Empresas, v.56, n.3, 2016 p.353-359.
DOLBEC, P.; FISCHER, E. Refashioning a field? Connected consumers and institutional dynamics in markets. Journal of Consumer Research, v. 41, n. 6, p. 1447-1468, 2015.
ENSTROEM, R.; SCHMALTZ, R. Vinyl as fine wine: The role of expectation on the perception of music format. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 873517, 2022.
ERTEKIN, Z. O.; ATIK, D.; MURRAY, J. B. The logic of sustainability: Institutional transformation towards a new culture of fashion. Journal of Marketing Management, v. 36, n. 15-16, p. 1447-1480, 2020.
FERNANDEZ, K. V.; BEVERLAND, M. B. As the record spins: materialising connections. European Journal of Marketing, v. 53, n. 6, p. 1152-1175, 2018.
FLECK, J. P. S.; ROSSI, C. A. V. Vinileiros – a vídeo-etnografia do colecionador de vinil. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 10, n. 23, 2009.
GAUZISKI, D. O resgate do vinil: uma análise do mercado atual e dos colecionadores na cidade do Rio de Janeiro. C-Legenda-Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, n. 28, p. 83-94, 2013.
GIESLER, M.; FISCHER, E. Market system dynamics. Marketing Theory, v. 17, n. 1, p. 3-8, 2017.
GOMES, G. F.; CORRÊA, A. B. A.; PESSÔA, L. A. G. P. Consumo de música: um estudo de marketing geracional. Diálogo com a Economia Criativa, v. 1, n. 3, p. 39-57, 2016.
GOMES, R. M. Do fonógrafo ao MP3: algumas reflexões sobre música e tecnologia. Revista Brasileira de Estudos da Canção, n.5, p. 73-82, 2014.
GOULDING, C.; DERBAIX, M. Consuming material authenticity in the age of digital reproduction. European Journal of Marketing, v. 53, n. 3, p. 545-564, 2019.
HAN, M.; NEWMAN, G. E. Seeking stability: Consumer motivations for communal nostalgia. Journal of Consumer Psychology, v. 32, n. 1, p. 77-86, 2022.
HARADA, I. B. O retromarketing na Indústria Musical: o regresso dos discos de vinil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas) - Universidade de Porto, Porto, 2019.
HARVEY, E. Siding with vinyl: Record Store Day and the branding of independent music. International Journal of Cultural Studies, v. 20, n. 6, p. 585-602, 2017.
HAYASHI, M. C. P. I. Afinidades eletivas entre a cientometria e os estudos sociais da ciência. Filosofia e educação, v. 5, n. 2, p. 57-88, 2013.
HAYES, D. “Take those old records off the shelf”: Youth and music consumption in the postmodern age. Popular music and society, v. 29, n. 1, p. 51-68, 2006.
HRACS, B. J.; JANSSON, J. Death by streaming or vinyl revival? Exploring the spatial dynamics and value-creating strategies of independent record shops in Stockholm. Journal of Consumer Culture, v. 20, n. 4, p. 478-497, 2020.
International Federation of the Phonographic Industry - IFPI. Engaging with music. IFPI, 2022a. Disponível em: https://www.ifpi.org/wp-content/uploads/2022/11/Engaging-with-Music-2022_full-report-1.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
International Federation of the Phonographic Industry - IFPI. Global Music Report 2022. IFPI, 2022b. Disponível em: https://www.musikindustrie.de/fileadmin/bvmi/upload/06_Publikationen/GMR/IFPI_Global_Music_Report_2022-State_of_the_Industry.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
International Federation of the Phonographic Industry - IFPI. Global Music Report 2023. IFPI, 2023. Disponível em: https://ifpi-website-cms.s3.eu-west-2.amazonaws.com/GMR_2023_State_of_the_Industry_ee2ea600e2.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.
KJELDGAARD, D.; ASKEGAARD, S.; RASMUSSEN, J. Ø.; ØSTERGAARD, P. Consumers’ collective action in market system dynamics: A case of beer. Marketing Theory, v. 17, n. 1, p. 51-70, 2017.
LUNDBLAD, L.; DAVIES, I. A. The values and motivations behind sustainable fashion consumption. Journal of Consumer Behaviour, v. 15, n. 2, p. 149-162, 2016.
MADEIRA, A. C.; FARIA-SANTOS, M. S. O consumo de música: rankings e playlists, atuações da indústria cultural e da mídia digital personalizada. COMFILOTEC, v. 13, n. 7, p. 4-24, 2021.
MAGAUDDA, P. When materiality ‘bites back’: Digital music consumption practices in the age of dematerialization. Journal of consumer culture, v. 11, n. 1, p. 15-36, 2011.
MAGAUDDA, P.; MINNITI, S. Retromedia-in-practice: A practice theory approach for rethinking old and new media Technologies. Convergence, v. 25, n. 4, p. 673-693, 2019.
MITCHELL, C.; IMRIE, B. C. Consumer tribes: membership, consumption and building loyalty. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 23, n. 1, p. 39-56, 2011.
PLOTNICK, R. Sticky fingers and smudged sound: vinyl records and the mess of media hygiene. Critical Studies in Media Communication, v. 39, n. 4, p. 260-275, 2022.
PORTUGAL, T. M. Colecionando discos de vinil na era digital. 2013. 77 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
PRADO, J. W; ALCÂNTARA, V. C; CARVALHO, F. M.; VIEIRA, K. C.; MACHADO, L. K. C; TONELLI, D. F. Multivariate analysis of credit risk and bankruptcy research data: a bibliometric study involving different knowledge fields (1968-2014). Scientometrics, v. 106, n. 3, p. 1007-1029, 2016.
PRANCKUTĖ, R. Web of Science (WoS) and Scopus: The titans of bibliographic information in today’s academic world. Publications, v. 9, n. 1, p. 1-59, 2021.
RAPELI, M. R. Tocando o autêntico: os significados da autenticidade no consumo de discos de vinil. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2018.
REZENDE, D. C; CASTRO, A. L. O. Construção e dinâmicas de mercado: o estágio evolutivo da área no Brasil frente ao contexto internacional. Revista Interdisciplinar de Marketing (RIMAR), v. 12, n. 2, p. 128-140, 2022.
SARPONG, D.; DONG, S.; APPIAH, G. ‘Vinyl never say die’: The re-incarnation, adoption and diffusion of retro-technologies. Technological Forecasting and Social Change, v. 103, p. 109-118, 2016.
SCHAUMAN, S.; HEINONEN, K.; HOLMLUND, M. Crafting customer insight: What we can learn from the revival of the vinyl record. Business Horizons, v. 64, n. 2, p. 261-271, 2021.
SILVA, G. B. Um Passado Imaginado: As reconstruções identitárias a partir dos consumos de discos de vinil. Revista Memória em Rede, v. 14, n. 27, p. 425-454, 2022.
STENGERS, I. Another science is possible: a manifesto for slow science. Cambridge: Polity, 2018.
VACHHANI, S. J. (Re)creating objects from the past–affect, tactility and everyday creativity. Management & Organizational History, v. 8, n. 1, p. 91-104, 2013.
WHITEHOUSE, S. “Taking a chance on a record”: lost vinyl consumption practices in the age of music streaming. Consumption Markets & Culture, v. 26, n. 1, p. 64-80, 2023.
YOCHIM, E. C.; BIDDINGER, M. It kind of gives you that vintage feel': vinyl records and the trope of death. Media, Culture & Society, v. 30, n. 2, p. 183-195, 2008.