Perfil de atendimentos clínicos de farmacêuticos na atenção primária de um município de Minas Gerais

Main Article Content

Igor Matheus de Novais Silva
Thais Mendes Silva da Cruz
Samara Frantheisca Almeida Barbosa
Edmar Rocha Almeida

Resumo

O papel do farmacêutico nos serviços de saúde vai além da promoção do uso racional de medicamentos. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil de atendimentos clínicos realizados por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde (APS) de um município de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, analítico, transversal e retrospectivo desenvolvido nas equipes de Atenção Primária à Saúde a partir da verificação dos dados contidos no Registro Eletrônico em Saúde do sistema de informação utilizado pelo município. Os resultados da pesquisa mostraram que o perfil das pessoas atendidas foi constituído em sua maioria por indivíduos do sexo feminino e com  idade entre 20 e 59 anos. Houve maior prevalência de atendimentos e distribuídos em relação às faixas etárias pelo farmacêutico  integrado à Estratégia de Saúde da Família quando comparado ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. A maioria das consultas se deu em 2019 e as principais Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) foram a Hipertensão Arterial (K87) e Diabetes Mellitus (T90). É de suma importância a presença do farmacêutico na assistência em todos os ciclos de vida. A atuação clínica o farmacêutico favorece a conquista de espaço e reconhecimento dentro da APS e, consequentemente, em todo o sistema de saúde.


Palavras-chave: Cuidado Farmacêutico; Assistência Farmacêutica; Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, I. M. de N., da Cruz, T. M. S. ., Barbosa, S. F. A. ., & Almeida, E. R. . (2025). Perfil de atendimentos clínicos de farmacêuticos na atenção primária de um município de Minas Gerais. Revista Brasileira Multidisciplinar, 28(3), 143-153. Recuperado de https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/2184
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Igor Matheus de Novais Silva, Bolsista FAPESB

Mestrando em Assistência Farmacêutica pelo Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Assistência Farmacêutica da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2023-2025). Farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020). Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar pelo Centro Universitário União das Américas - UNIAMÉRICA (2022). Especialista em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2021-2023). Habilitado pelo Conselho Federal de Farmácia em Serviços de Vacinação (2023). Foi bolsista PIBIC como pesquisador de iniciação científica no projeto de pesquisa sobre Xenomonitoramento de populações de Aedes aegypti para CHIKV, DENV e ZIKA VIRUS em Vitória da Conquista - BA. Foi pesquisador extensionista no projeto de Educação em saúde: estratégias para prevenção e combate às arboviroses. Áreas de interesse: Farmácia Clínica, Prescrição Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Saúde Mental e Saúde Pública. E-mail para contato: igornovaiss@gmail.com

Thais Mendes Silva da Cruz, Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras, Minas Gerais.

Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Graduada em farmácia pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Experiência em indústria farmacêutica, na área de pré-formulação, com ênfase em análise, desenvolvimento e validação de métodos de polimorfismo por DRX. Investigação de polimorfismo em pré-formulação, além de análises de polimorfismo em amostras em estabilidade, holding time e validação de processo. Experiência na execução de análises físico-químicas em matéria prima conforme metodologia farmacopeica, interna ou de fabricantes. Aplicações de técnicas analíticas instrumentais em Espectroscopia no Infravermelho, HPLC, titulometria e Karl Fischer.

Samara Frantheisca Almeida Barbosa, Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras, Minas Gerais.

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2018). Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual de Montes Claros, na modalidade residência (2019-2021) e Especialista em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade Moinhos de Vento (2022-2023). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2021-2023). Atualmente é bolsista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e está preceptora na Residência Mutiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (UNIMONTES) na Prefeitura Municipal de Taiobeiras-MG. Atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Epidemiologia, Saúde do Idoso e Saúde da Criança.

Edmar Rocha Almeida, Secretaria Municipal de Saúde de Taiobeiras, Minas Gerais.

Especialista em Gestão de Pessoas - Carreira, Liderança e Coaching pela PUC-RS (2021), em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMG (2014) e Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes (2018). Tutor de campo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Unimontes - Polo Taiobeiras. Tutor presencial do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicriativa/Unopar. Enfermeiro e Coordenador da Atenção Primária à Saúde de Taiobeiras/MG. Graduou-se em Enfermagem pela Unimontes (2010). Exerceu a Vice-presidência (2007 a 2008) e a Presidência (2008 a 2009) do Centro Acadêmico Maisa Tavares de Souza Leite (CAMAT). Foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Unimontes (2007 a 2008) e da Câmara de Extensão (2008). Participou como representante discente na reconstrução do Projeto Político e Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Unimontes (2010). Foi membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da Unimontes. Tem experiência em atenção primária à saúde; liderança e gestão de equipes; docência de nível técnico, superior e de pós-graduação; educação em saúde; educação permanente em saúde; elaboração de projetos de pesquisa e intervenção; e em sistemas de informação em saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: saúde da família, educação de nível superior na área da saúde, educação de nível de pós-graduação na área da saúde, educação permanente em saúde, enfermagem, gestão de pessoas, gestão em saúde e sistema de informação em saúde.