Perfil de atendimentos clínicos de farmacêuticos na atenção primária de um município de Minas Gerais
Main Article Content
Resumo
O papel do farmacêutico nos serviços de saúde vai além da promoção do uso racional de medicamentos. Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil de atendimentos clínicos realizados por farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde (APS) de um município de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, analítico, transversal e retrospectivo desenvolvido nas equipes de Atenção Primária à Saúde a partir da verificação dos dados contidos no Registro Eletrônico em Saúde do sistema de informação utilizado pelo município. Os resultados da pesquisa mostraram que o perfil das pessoas atendidas foi constituído em sua maioria por indivíduos do sexo feminino e com idade entre 20 e 59 anos. Houve maior prevalência de atendimentos e distribuídos em relação às faixas etárias pelo farmacêutico integrado à Estratégia de Saúde da Família quando comparado ao Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica. A maioria das consultas se deu em 2019 e as principais Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) foram a Hipertensão Arterial (K87) e Diabetes Mellitus (T90). É de suma importância a presença do farmacêutico na assistência em todos os ciclos de vida. A atuação clínica o farmacêutico favorece a conquista de espaço e reconhecimento dentro da APS e, consequentemente, em todo o sistema de saúde.
Palavras-chave: Cuidado Farmacêutico; Assistência Farmacêutica; Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.