Grupo de estudos de filosofia na sala de aula: uma experiência PIBID
Main Article Content
Resumo
Trata-se de apresentar o relato de experiências PIBID a partir da criação de grupos de estudos de filosofia na Escola Estadual Benedita de Castro Lima. Com o objetivo de iniciar os graduandos na docência e preparar os estudantes do ensino médio para prova do ENEM, o esforço foi direcionado para a leitura, interpretação e discussão de textos clássicos. Tal atividade se mostrou produtiva na medida em que as leituras despertaram o interesse dos alunos, melhorando suas habilidades de redação e resultando em bons desempenhos no ENEM. Os relatos dos estudantes secundaristas evidenciam que o PIBID enriqueceu as aulas de filosofia, trazendo dinamismo e permitindo que os pibidianos, supervisionados por um professor, liderassem grupos de estudos. Essa prática aprimorou as capacidades de leitura, compreensão e discussão de textos filosóficos dos alunos, que vivenciaram um acompanhamento direto. Além disso, a experiência foi benéfica para os graduandos, que puderam exercitar diversas atividades docentes, como a condução de grupos, seleção de textos, discussão e realização de atividades escritas. O PIBID impactou positivamente a educação pública, fornecendo ferramentas teóricas aos alunos e inspirando-os a considerar a universidade como um caminho possível. Para os licenciandos, a iniciação à docência revelou-se uma oportunidade singular de confirmar sua vocação docente.
Downloads
Article Details

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
AGOSTINHO. Confissões. Trad. Maria Luiza Jardim Amarante. São Paulo: Paulus, 1997.
______. Comentário Literal ao Gênesis. In: Comentário ao Gênesis. Trad. de Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2005. p. 15-498 (Coleção Patrística, n. 21).
______. O Homem e o Tempo. In: Confissões. 10. ed. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1981.
______. Sobre a potencialidade da alma. Trad. Aloysio Jansen de Faria. Petrópolis: Vozes, 1997.
Armstrong, Karen. Breve história do mito. Trad. Celso Nogueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1987.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio De Janeiro: Harper Collins, 2018.
CHAUÍ, M. Introdução à História da Filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. V. 1. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2004.
EPICURO. Cartas & Máximas principais. Trad. Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Penguin Companhia das Letras, 2020.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
PLATÃO. Banquete, Fédon, Sofista e Político. In: Platão. Trad. José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Nova Cultural, 1991. Coleção Os Pensadores.
SÊNECA. Sobre a Vida Feliz / Tranquilidade da Alma. Trad. Fábio Kataoka. Barueri: Camelot Editora, 2023.