Incidência da Contaminação Parasitária em Alfaces nos Municípios de Araraquara (SP) e São Carlos (SP)

Main Article Content

Neocimar Saraiva
Luiz Gustavo Bosrsetti Ballestero
Andréa Mendes Povêa
Fernanda de Freitas Anibal

Resumo

Os alimentos, principalmente as hortaliças, constituem uma importante fonte de parasitas intestinais para o Homem, sendo que, aquelas que são adubadas por esterco, formam um grupo de maior risco para a contaminação do Homem. No presente, tivemos como objetivo avaliar a incidência de parasitas intestinais em alfaces coletadas de 10 distribuidores de Araraquara (SP) e 10 de São Carlos (SP). Estas verduras foram picadas e lavadas na mesma água, depois esta água foi coada em peneiras limpas e deixada em repouso por 6 horas; após o repouso, o sedimento foi analisado. Nossos resultados demonstraram que, das vinte amostras analisadas, 17 foram positivas para, pelo menos, um parasita. Dentre os parasitas encontrados, 4 eram patogênicos e 2 comensais. Entretanto, apenas uma amostra de São Carlos (SP) apresentou as 6 espécies de parasitas. E dentre estes parasitas encontrados, as 4 espécies que são patogênicas causam problemas de saúde. Desta forma, podemos alertar que alfaces que estão sendo distribuídas em Araraquara (SP) e São Carlos (SP) são de qualidade higiênicosanitária suspeita, tornando necessária a orientação aos produtores e manipuladores quanto à importância da correta higienização, minimizando desta forma a transmissão de doenças parasitárias veiculadas por alimentos que são consumidos crus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Saraiva, N., Ballestero, L. G. B., Povêa, A. M., & Anibal, F. de F. (2005). Incidência da Contaminação Parasitária em Alfaces nos Municípios de Araraquara (SP) e São Carlos (SP). Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 9(1), 213-216. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.298
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Neocimar Saraiva, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Biomédica formada.

Luiz Gustavo Bosrsetti Ballestero, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Técnico dos Laboratórios Clínicos do curso de Biomedicina.

Andréa Mendes Povêa, Centro Universitário de Araraquara - UNIARA.

Técnico dos Laboratórios Clínicos do curso de Biomedicina.

Fernanda de Freitas Anibal, (FMRP-USP), UNIARA

Mestre e Doutoranda em Imunologia Básica e Aplicada (FMRP-USP), Professora de Parasitologia Clínica - UNIARA e Professora de Imunologia e Parasitologia das Faculdades Integradas Fafibe.