50 anos do golpe de 1964: memória social de um passado presente

Main Article Content

Gabriel Papa Ribeiro Esteves

Resumo

A história, a política e a cultura de cada sociedade são problemas em aberto e se entrelaçam, sendo o presente o lugar da história, o ponto de partida de sua realização, o lugar das problematizações. 50 anos após o golpe de Estado de 1964 a ditadura continua protagonizando, na sociedade brasileira, discussões importantes sobre as representações de sua memória. O espaço público da imprensa tem importante destaque na difusão desta pauta e no posicionamento opinativo e informativo do assunto. Identificar o modo como, em diferentes lugares e momentos, uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler é um pressuposto para a compreensão de como determinados grupos têm forjado as representações do mundo social. Aqui realizamos a análise de conteúdo da cobertura dos jornais: O Estado de S. Paulo; O Globo e Folha de S. Paulo no contexto dos 50 anos do golpe militar brasileiro de 1964 para demonstrarmos como forjaram justificativas para o autoritarismo ditatorial que se abateu sobre o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Ribeiro Esteves, G. P. (2017). 50 anos do golpe de 1964: memória social de um passado presente. Revista Brasileira Multidisciplinar, 20(2), 43-53. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.448
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Gabriel Papa Ribeiro Esteves, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura/Bacharelado - UNESP Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UNESP Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara (2015). Atualmente faz Especialização em História, Cultura e Sociedade (Lato Sensu) e iniciará o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UNESP/FCLAr em 2017 (já aprovado). É professor de Sociologia/Filosofia e Monitor de Ciências Humanas no Colégio Santa Úrsula de Ribeirão Preto desde 2015. Tem experiência na área de Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: memória, ditadura, mídia, eleições, democracia e comunicação.