FAUNA SINANTRÓPICA NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA, SÃO PAULO, 2011 A 2014: ORGANIZAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS
Main Article Content
Resumo
Diante da importância da prevenção dos problemas causados por animais de fauna sinantrópica, foi realizado em Araraquara/SP um levantamento de ocorrências no período de 2011 a 2014. Foi gerado, assim, dados sistematizados, em plataforma digital, contendo as informações básicas das ocorrências. Além da organização dos dados em planilhas digitais, as informações foram georreferenciadas utilizando-se o aplicativo Google Earth. Foram feitas tabelas especificando motivos e quantidades de ocorrências, para melhor visualização dos dados. Também foram feitos mapas, por meio do aplicativo QGIS. Durante o período, totalizaram-se 6.398 ocorrências. Em 2013 registrou-se maior quantidade de animais sinantrópicos. Em 2014 houve uma diminuição de 7,23% em relação ao ano anterior, muito provavelmente devido à falta de infra-estrutura do município para atender os casos. O trabalho de sistematização dos dados das ocorrências de animais de fauna sinantrópica proporcionou uma melhoria na organização, com o intuito de subsidiar programas municipais de prevenção de casos, assim como facilitando a realização de estudos futuros.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.