Conflito Socioambiental e Poluição Industrial: O Caso da Bacia do Rio Gramame-Mumbaba – Pb

Main Article Content

Edilon Mendes Nunes
Loreley Gomes Garcia

Resumo

Este é um estudo de Ecologia Política. Trata-se da análise do Conflito Socioambiental de poluição industrial na Bacia do Rio Gramame, na comunidade de Mumbaba de Baixo, iniciado na década de 1960, mas que só muito recentemente passou a ser entendido como tal. Como se buscou compreender a complexidade do objeto em estudo, traçamos um caminho metodológico de análise do conflito a partir das partes que o compõem. Dessa forma, identificamos os atores, suas atuações, articulações, poderes e influência no conflito. Utilizamos uma metodologia socioantropológica por meio da observação participante, técnica "bola de neve", realização de entrevistas semiestruturadas, modelos mentais, análise de percepções e registros fotográficos. Constatamos que os atores não estão articulados e, em sua maioria, não desempenham seu papel definido por legislação, o que compromete as perspectivas de resolução, fazendo com que a situação se perpetue. Este trabalho se torna relevante por trazer à tona vozes que são silenciadas e, por isso, é um trabalho provocativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Nunes, E. M., & Garcia, L. G. (2013). Conflito Socioambiental e Poluição Industrial: O Caso da Bacia do Rio Gramame-Mumbaba – Pb. Revista Brasileira Multidisciplinar, 16(1), 121-132. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2013.v16i1.50
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Edilon Mendes Nunes, Faculdades ASPER e FASER, Universidade Federal da Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba.

Professor a djunto das Faculdades ASPER e FASER. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA – Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA – Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Administração de Empresas e Ciências Sociais. João Pessoa-Paraíba.

Loreley Gomes Garcia, Universidade Federal da Paraíba, Southern Oregan University,PRODEMA-UFPB

Professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia – PPGS – Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutora pela Southern Oregan University. Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA-UFPB.