Movimentos sociais de moradia e a luta pelo espaço da cidade: Cenário de transformações, palco de lutas e conflitos na grande Vitória/ES na década de 1980
Main Article Content
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar e analisar a relação entre as diferentes políticas habitacionais propostas no país e o surgimento dos movimentos sociais de moradia, que emergem em um cenário urbano de crise e transformações e protagonizam, em um palco de lutas e conflitos, reivindicações que se materializaram no espaço urbano e impactaram na configuração espacial das cidades. O recorte empírico de investigação é a Região da Grande Vitória na década de 1980, época em que ocorreram intensas mobilizações sociais, influenciadas por um contexto de mudanças nacionais. O trabalho norteia-se pela revisão teórica, pela pesquisa em reportagens de jornais e relatos de atores que atuaram na luta pela moradia na época analisada. Os resultados demonstram a importância dos movimentos sociais de moradia e suas reivindicações, não resolvidas por diferentes políticas habitacionais até hoje.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BONDUKI, N. Dos movimentos sociais e da luta pela reforma urbana na Constituinte ao Estatuto da Cidade. In: BONDUKI, N. (Org.). A luta pela reforma urbana no Brasil: do Seminário de Habitação e Reforma Urbana ao Plano Diretor de São Paulo. São Paulo: Instituto Casa da Cidade, 2018.
CASTELLS, M. (1972). A questão urbana. 4ª edição. Rio de Janeiro: editora Paz e Terra, 1983.
CHAFFUN, N. Dinâmica global e desafio urbano. In: BONDUKI, N.G. (Org.). Habitat: as práticas bem-sucedidas em habitação, meio ambiente e gestão urbana nas cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 1997, p. 18-37.
CYMBALISTA, R.; MOREIRA, T. Política Habitacional no Brasil: a história e os atores de uma narrativa incompleta. In: ALBUQUERQUE, M. C. (Org.). Participação popular em políticas públicas: espaço de construção da democracia brasileira. – São Paulo: Instituto Pólis, 2006.
DENALDI, R. Assentamentos precários do tipo favela e loteamento: identificação, dimensionamento e tipologias de intervenção. In: DENALDI, R. (Org.). Planejamento habitacional: notas sobre a precariedade e terra nos Planos Locais de Habitação. São Paulo: Editora Annablume, 2013.
DOIMO, A. Perfil dos Movimentos Sociais e das ONGs na Grande Vitória em Meados dos Anos 90: A Face Integrativa em Tempos de Globalização. In: SINAIS - Revista Eletrônica. Ciências Sociais. Vitória: CCHN, UFES, Edição n.04, v.1, Dezembro. 2008. p.225-75.
DUARTE, M.P.L. A expansão da periferia por conjuntos habitacionais na Região da Grande Vitória (1964-1986). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2008.
GOHN, M.G. Movimentos sociais e luta pela moradia. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
GOHN, M.G. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.16, n.47, maio-agosto de 2011, p. 331–361.
IJSN. Programa COM/BIRD - Subprojeto Vitória. Volumes I, II e III. 1980. Disponível em <http://www.ijsn.es.gov.br/bibliotecaonline/Record/339887>. Acesso em: 25 de junho de 2019.
IJSN. Plano Emergencial de Habitação – Grande Vitória. Grupo de Trabalho do Governo Estadual para definição de Política Habitacional, 1987. Disponível em <http://www.ijsn.es.gov.br/bibliotecaonline/Record/339887>. Acesso em: 25 de junho de 2019.
JACOBI, P. Movimentos Sociais Urbanos no Brasil: Reflexão sobre a Literatura nos Anos 70 e 80. BIB, Rio de Janeiro, 1987, n. 23 p. 18-34.
KAUCHAKJE, S. Solidariedade política e constituição de sujeitos: a atualidade dos movimentos sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 3, set./dez. 2008, p. 667-696.
LUCCHESE, M. C.; ROSSETO, R. A política urbana no governo militar (1964-1985). In: BONDUKI, N. (Org.). A luta pela reforma urbana no Brasil: do Seminário de Habitação e Reforma Urbana ao Plano Diretor de São Paulo. São Paulo: Instituto Casa da Cidade, 2018.
MARICATO, E. Habitação e Cidade. São Paulo: editora Atual, 1997.
MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: editor Petrópolis, 2013.
MARICATO, E. Erminia Maricato: "As vítimas da falta de moradia têm cor no Brasil". Disponível em <https://www.brasildefato.com.br/2019/03/25/erminia-maricato-as-vitimas-da-falta-de-moradia-tem-cor-no-brasil/>. Acesso em: 15 jun. 2019.
MOREIRA, T.H.L.; PERRONE, A. História e Geografia do Espírito Santo. Vitória: [s.n.], 2007.
SANTOS, C.N.F. Movimentos urbanos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.
SOUZA, M. L.; RODRIGUES, G. B. Planejamento urbano e ativismos sociais. São Paulo: UNESP, 2004. 136 p.: in il. Coleção Paradidáticos; Série sociedade, espaço e tempo.
SOUZA, M.L. O desafio metropolitano: um estudo sobre a problemática sócio-espacial nas metrópoles brasileiras. 4ª edição. Rio de Janeiro: editor Bertrand Brasil, 2012.