Tratamentos Alternativos para Onicomicose: Ondas de Alta Frequência e Laser

Main Article Content

Liegie de Paula
Juliana Leal Monteiro da Silva
Daniele Pedroso Faria

Resumo

As onicomicoses são micoses que acometem as unhas e são infecções difíceis de diagnosticar e tratar. O objetivo deste trabalho foi avaliar em pacientes de ambos os sexos, atendidos em uma clínica de podologia na cidade de Araraquara, a eficácia de dois tratamentos para onicomicoses dermatofíticas, utilizando a aplicação de ondas de alta frequência e a terapia fotodinâmica (laser). Ondas de alta frequência e terapia fotodinâmica são terapias alternativas que já são usadas em clínicas de estética e podem auxiliar no tratamento de onicomicose. A pesquisa foi realizada com cinco pacientes voluntários, portadores de onicomicose nos pés. No paciente 1, foi aplicada apenas as de alta frequência, durante 15 meses; no paciente 2 foi utilizada a aplicação de alta frequência por 8 meses e de laser por 7 meses; e, com os outros 3 pacientes, foi utilizado apenas o tratamento com o laser, durante 6 meses, 4 meses e 6 meses, respectivamente. A cada mês foi realizada a limpeza das unhas e retirado material para análise micológica. Os cinco pacientes analisados apresentaram exame micológico direto positivo durante todo o tratamento, mas com uma diminuição gradativa das estruturas fúngicas. Nos pacientes que utilizaram apenas as ondas de alta frequência, apesar dos bons resultados, demorou muito tempo para se observar a melhora clínica das unhas. Nos pacientes em que foram utilizados os dois tratamentos, houve melhora das unhas mais rapidamente quando iniciado o uso do laser. Já nos pacientes tratados apenas com o laser, houve uma melhora visível das unhas logo após a segunda aplicação. O tratamento com o laser foi mais eficiente e vantajoso, pois as aplicações foram quinzenais e os resultados visualizados mais rapidamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Paula, L. de, da Silva, J. L. M., & Faria, D. P. (2012). Tratamentos Alternativos para Onicomicose: Ondas de Alta Frequência e Laser. Revista Brasileira Multidisciplinar, 15(2), 68-80. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2012.v15i2.90
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Liegie de Paula, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Biomédica formada pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Juliana Leal Monteiro da Silva, Unesp-Araraquara/SP. Centro Universitário de Araraquara – Uniara

Doutora em Análises Clínicas pela Unesp-Araraquara/SP. Professora da disciplina de Micologia Clínica do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Daniele Pedroso Faria, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Podóloga e Esteticista formada pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)