Políticas públicas e desenvolvimento local: uma análise a partir do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa a partir da experiência de Barretos – SP
Main Article Content
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a efetividade da implementação da lei geral das micro e pequenas empresas (MPE), no município de Barretos. O município regulamentou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, através da Lei Complementar do Município n. 84 de 22 de novembro de 2007, que passou a regular o direito das MPE a um tratamento diferenciado e favorecido em relação às demais. Diante disso, para investigar o escopo proposto, a metodologia empregada iniciou por meio de um levantamento bibliográfico, em seguida, realizou-se a caracterização do município, através de uma análise das variáveis aplicadas no Índice de Desenvolvimento Municipal das Micro e Pequenas Empresas, o IDM-MPE, e, posteriormente, foram investigadas as principais ações de políticas públicas de apoio às MPE, a fim de verificar o que o município de Barretos tem feito para colaborar com a sua implantação. Como resultado, observou-se que o município não implantou ações de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento local, no que concerne o acesso ao crédito, aos incentivos fiscais, às compras governamentais e à educação empreendedora. Ao final, constatou-se a não efetividade da implementação da lei geral das MPE no local, devendo o município buscar parcerias e mais informações capazes de auxiliá-lo nesse caminho a ser percorrido.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BANCO DO POVO. Acesso ao Microcrédito. Disponível em: <http://www.bancodopovo.sp.gov.br/?page_id=5>. Acesso em 10 de março de 2017.
BARRETOS. Lei Complementar nº 84, de 22 de novembro de 2007. Assegura tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas, de que trata a lei complementar federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, no âmbito do município e dispõe sobre a instituição de incentivos econômicos e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/b/barretos/lei-complementar/2007/8/84/lei- complementar-n-84-2007-assegura-tratamento-juridico-diferenciado-as-micro-e-pequenas-empresas-de-que-trata-a-lei-complementar-federal-n-123-de-14-de-dezembro-de-2006-no-ambito-do-municipio-e-dispoe-sobre-a-instituicao-de-incentivos-economicos-e-da-outras-providencias. Acesso em 10 de março de 2017.
BARRETOS. Lei Complementar n. 96, de 23 de dezembro de 2008. Dispõe acerca do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e do Imposto Sobre Transmissões de Bens Imóveis e Direitos a eles relativos – ITBI. Disponível em: http://www.barretos.sp.gov.br/codigo_tributario/CTM/00096.pdf Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional a Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI. Indicadores de programas: Guia Metodológico. Brasília:MP, 2010.
BRASIL. Lei Complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp147.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional. Disponível em: Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Receita Federal. Total de Empresas Optantes em 31/12/2014, no estado SP, por Município e Data. Disponível em: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATBHE/estatisticasSinac.app/EstatisticasOptantesPorDataMunicipio.aspx?tipoConsulta=1. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - Dados por Município. Disponível em: <http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_isper/index.php>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
CARVALHO FILHO, J. S. dos. Manual de direito administrativo. 21. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
CNS – Conselho Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Pesquisa de empresas ativas. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas>. Acesso em abril de 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de dados por município. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/3505500>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - IBQP/SEBRAE-RS. Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa. Rio Grande do Sul, 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP, Cursos oferecidos pelo IFSP. Disponível em: <http://www.ifsp.edu.br/>. Acesso em 10 de março de 2017.
LLORENS, Francisco. Albuqueque. Desenvolvimento econômico local: caminhos e desafios para a construção de uma nova agenda política. Tradução de Antônio Rubens Pompeu Braga. Rio de Janeiro: BNDES, 2001.
MEINERS, W. E.; ESTEVES, L. A.; LEITE, L. M.; FELIPPE, E.. Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul. Revista Orbis Latina, v. 4, p. 135-153, 2014.
MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. São Paulo: Editora RT, 1999.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Estatística-Acesso às bases de dados. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf.> Acesso em: 04 de janeiro de 2017.
SACHS, Ignacy. Repensando o crescimento econômico e o progresso social: a âmbito da política. Razões e ficções do desenvolvimento. São Paulo: UNESP/EDUSP, p. 155-164, 2001.
SÃO PAULO. Lei Complementar Estadual de São Paulo nº 1.187 de 28 de setembro de 2012. Transforma a Junta Comercial do Estado de S.Paulo - JUCESP em entidade autárquica, e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/original-lei.complementar-1187-28.09.2012.html. Acesso em 10 de março de 2017.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Políticas públicas municipais de apoio às micro e pequenas empresas. Organização Ricardo W. Caldas e Silvério Crestana. São Paulo: SEBRAE, 2005.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Educação Empreendedora. Disponível em: <http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Educa%C3%A7%C3%A3o-Empreendedora-no-Ensino-Fundamental>. Acesso em 10 de março de 2017.
STONER, James; A. F; FREEMAN R. Edward. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1995.