Políticas públicas e desenvolvimento local: uma análise a partir do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa a partir da experiência de Barretos – SP
Contenido principal del artículo
Resumen
El objetivo de este trabajo fue estudiar la efectividad de la implementación de la ley general de micro y pequeñas empresas (MPE), en el municipio de Barretos. El municipio reguló la Ley General de Micro y Pequeña Empresa, a través de la Ley Municipal Complementaria núm. 84 de 22 de noviembre de 2007, que comenzó a regular el derecho de las MIPYM a un trato diferenciado y favorecido en relación con las demás. Por lo tanto, para investigar el alcance propuesto, la metodología utilizada se inició mediante un levantamiento bibliográfico, luego se realizó la caracterización del municipio, mediante un análisis de las variables aplicadas en el Índice de Desarrollo Municipal de Micro y Pequeñas Empresas, Se investigó el IDM-MPE y, posteriormente, las principales acciones de política pública en apoyo a las MYPE, con el fin de verificar qué ha hecho el municipio de Barretos para colaborar con su implementación. Como resultado, se observó que el municipio no implementó acciones de política pública capaces de promover el desarrollo local, en materia de acceso al crédito, incentivos fiscales, compras gubernamentales y educación empresarial. Al final, se constató que la ley general de MIPYMES no fue efectiva en la zona, y el municipio debió buscar alianzas y más información que lo ayude en este camino a seguir.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-SinDerivadas 4.0.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Citas
BANCO DO POVO. Acesso ao Microcrédito. Disponível em: <http://www.bancodopovo.sp.gov.br/?page_id=5>. Acesso em 10 de março de 2017.
BARRETOS. Lei Complementar nº 84, de 22 de novembro de 2007. Assegura tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas, de que trata a lei complementar federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, no âmbito do município e dispõe sobre a instituição de incentivos econômicos e dá outras providências. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/sp/b/barretos/lei-complementar/2007/8/84/lei- complementar-n-84-2007-assegura-tratamento-juridico-diferenciado-as-micro-e-pequenas-empresas-de-que-trata-a-lei-complementar-federal-n-123-de-14-de-dezembro-de-2006-no-ambito-do-municipio-e-dispoe-sobre-a-instituicao-de-incentivos-economicos-e-da-outras-providencias. Acesso em 10 de março de 2017.
BARRETOS. Lei Complementar n. 96, de 23 de dezembro de 2008. Dispõe acerca do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e do Imposto Sobre Transmissões de Bens Imóveis e Direitos a eles relativos – ITBI. Disponível em: http://www.barretos.sp.gov.br/codigo_tributario/CTM/00096.pdf Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituicao.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional a Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI. Indicadores de programas: Guia Metodológico. Brasília:MP, 2010.
BRASIL. Lei Complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp147.htm. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Lei Complementar nº 155, de 27 de outubro de 2016. Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional. Disponível em: Altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido por optantes pelo Simples Nacional. Acesso em 10 de março de 2017.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Receita Federal. Total de Empresas Optantes em 31/12/2014, no estado SP, por Município e Data. Disponível em: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATBHE/estatisticasSinac.app/EstatisticasOptantesPorDataMunicipio.aspx?tipoConsulta=1. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - Dados por Município. Disponível em: <http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_isper/index.php>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
CARVALHO FILHO, J. S. dos. Manual de direito administrativo. 21. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
CNS – Conselho Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Pesquisa de empresas ativas. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas>. Acesso em abril de 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de dados por município. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/3505500>. Acesso em 10 de janeiro de 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE - IBQP/SEBRAE-RS. Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa. Rio Grande do Sul, 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP, Cursos oferecidos pelo IFSP. Disponível em: <http://www.ifsp.edu.br/>. Acesso em 10 de março de 2017.
LLORENS, Francisco. Albuqueque. Desenvolvimento econômico local: caminhos e desafios para a construção de uma nova agenda política. Tradução de Antônio Rubens Pompeu Braga. Rio de Janeiro: BNDES, 2001.
MEINERS, W. E.; ESTEVES, L. A.; LEITE, L. M.; FELIPPE, E.. Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul. Revista Orbis Latina, v. 4, p. 135-153, 2014.
MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. São Paulo: Editora RT, 1999.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2002.
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Estatística-Acesso às bases de dados. Brasília, 2015. Disponível em: <https://www.rais.gov.br/sitio/index.jsf.> Acesso em: 04 de janeiro de 2017.
SACHS, Ignacy. Repensando o crescimento econômico e o progresso social: a âmbito da política. Razões e ficções do desenvolvimento. São Paulo: UNESP/EDUSP, p. 155-164, 2001.
SÃO PAULO. Lei Complementar Estadual de São Paulo nº 1.187 de 28 de setembro de 2012. Transforma a Junta Comercial do Estado de S.Paulo - JUCESP em entidade autárquica, e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/original-lei.complementar-1187-28.09.2012.html. Acesso em 10 de março de 2017.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Políticas públicas municipais de apoio às micro e pequenas empresas. Organização Ricardo W. Caldas e Silvério Crestana. São Paulo: SEBRAE, 2005.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Educação Empreendedora. Disponível em: <http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/sebraeaz/Educa%C3%A7%C3%A3o-Empreendedora-no-Ensino-Fundamental>. Acesso em 10 de março de 2017.
STONER, James; A. F; FREEMAN R. Edward. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-Hall, 1995.