ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
Main Article Content
Resumo
As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
ALVES, Vânia Maria; ESPINDOLA, Isabel Cristina Pitz; BIANCHETTI, Lucídio. A relação orientador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 43, n.º 29, p. 135-156, mai./ago, 2012.
AMES, Carole. Classrooms: Goals, Structures, and Student Motivation. Journal of Educational Psychology, v. 84, n.º 3, p. 261-271, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 2/ 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica, 2015 b.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015 a.
BZUNECK, Jose Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BZUNECK, Jose Aloyseo.; BORUCHOVITCH, Evely. (orgs). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2001, p. 9-36, 183p.
CARMO, Liege Moraes do; MACHADO, Rodrigo Sahagoff ; COGAN, Samuel. Uma análise do processo de elaboração do trabalho de conclusão de curso a partir do processo de raciocínio da teoria das restrições. Recont: Registro Contábil, Ufal, Maceió/AL, v. 6, n.º 3, p. 83-99, set./dez., 2015.
GOLDRATT, Eliyahu Moche.; COX, Jeff. The goal: a process of ongoing improvement. Great Barrington, MA: North River Press, 393p.
MAGALHÃES, Terezinha Camargo. Motivação de graduandos para a pesquisa científica. Campinas (SP): Alínea, 2014, 172p.
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.º 139, p. 173-197, jan./abr., 2010.
MAZZILLI, Sueli. Orientação de dissertações e teses: em que consiste? Araraquara (SP): Junqueira & Marin; Brasília (DF): CAPES, 2009, 135p.
MEDEIROS, Bruno Campelo; ROCHA, Fabrícia Abrantes Figueiredo da; SILVA, Ruthilene Catarina Lima da; DANJOUR, Miler Franco. Dificuldades do processo de orientação em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): um estudo com os docentes do curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior. Holos, ano 31, v. 5, 2015.
MEECE, Judith L; ANDERMAN, Eric M.; ANDERMAN, Lynley H. Classroom Goal Structure, Student Motivation, and Academic Achievement. Annual Review Psychol, v. 57, p. 487-503, 2006.
NOGUEIRA, Bruna Mazzer ; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, n.º 3, p, 249-259, set./dez., 2014.
QUIXADÁ VIANA, Cleide Maria Quevedo; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Orientação acadêmica: uma relação de solidão ou de solidariedade? Anais da 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Caxambu, MG, 2007.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodología de la Investigación. Cuarta Edición. Colonia Desarrollo, Santa Fé, México: McGraw-Hill Interamericana, 2006, 835p.
SILVA, Claudionor Renato da; CUNHA, Natália Florêncio. O formador de formadores nos cursos de pedagogia. Revista Pedagogia em Foco, Iturama (MG), v.9, n.1, jan./jun., 2014.
WISKER, Gina. The Good Supervisor: supervising postgraduate and undergraduate research for doctoral theses and dissertations. New York: Palgrave MacMillan, 2005, 383p.