Planejamento e Controle da Produção com Educação Ambiental: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Segmento Químico

Main Article Content

Geraldo Cardoso de Oliveira Neto
Oduvaldo Vendrametto
Walther Azzolini Junior
Silvia H. Bonilla

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar um estudo de caso de uma empresa química que adequou o sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção à Educação Ambiental. Com esse propósito dá ênfase à infraestrutura necessária, visando sensibilizar e disseminar a educação ambiental de maneira transversal para os funcionários operacionais e planejadores da produção, tornando possível formar ecotime para a disseminação dos conhecimentos em Educação Ambiental e desenvolvimento de projetos sustentáveis. É importante salientar que os dois planejadores de produção foram os principais agentes do ecotime na criação do plano de ação sobre a estruturação da manufatura limpa. O desenvolvimento do estudo de caso se deu por meio de entrevista semiestruturada e observação participante, que permitiram levantar os princípios, as práticas e os capacitadores da Manufatura Limpa que a organização adotou como objetivo de desempenho para competitividade. Também foi possível avaliar as vantagens econômicas e ambientais da implantação do projeto envolvendo o sequenciamento das tarefas no âmbito das funções de planejamento e controle. As vantagens ambientais foram mensuradas por meio do método Wuppertal (2008). Duas variáveis foram consideradas na medição dos resultados obtidos com a implantação: o volume de produção em litros e o custo por litro da principal matéria-prima. O aumento do volume de produção foi de 20% em litros e a redução do custo por litro, de 10,6%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Oliveira Neto, G. C. de, Vendrametto, O., Junior, W. A., & Bonilla, S. H. (2012). Planejamento e Controle da Produção com Educação Ambiental: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Segmento Químico. Revista Brasileira Multidisciplinar, 15(1), 54-77. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2012.v15i1.76
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Geraldo Cardoso de Oliveira Neto, Universidade Nove de Julho – Uninove.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP.

Oduvaldo Vendrametto, Universidade de São Paulo – USP.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo – USP.

Walther Azzolini Junior, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Doutor em Engenharia Mecânica – USP-São Carlos, professor-assistente da USP/São Carlos e pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa em Gestão da Produção com ênfase no PCPPLACOP vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Silvia H. Bonilla, Universidade de São Paulo – USP.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP, professora-titular da Universidade Paulista – Unip.