Prospecção tecnológica em sistemas de dessalinização da água salobra e salgada
Main Article Content
Resumo
A dessalinização consiste na remoção de sais da água salobra ou da água do mar. Dentre os vários métodos de dessalinização de água conhecidos, os principais são o térmico e de membranas, onde a osmose reversa é a mais comum, e por eletrodiálise. A dessalinização da água é uma alternativa de aporte hídrico que visa atender as demandas por água potável. O objetivo desse estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de patentes relacionadas à dessalinização de água. Foram consultados os seguintes bancos de dados on-line de patentes: Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), World Intellectual Property Organization (WIPO) e European Patent Office (EPO) usando diversos termos descritores. Com os resultados obtidos foram feitos levantamentos cronológicos de depósito, distribuição das patentes por países e classificação das patentes de acordo com a Classificação Internacional de Patente (CIP). Verificou-se que o banco de dados da WIPO apresentou o maior número de depósitos (208.425), seguido pelo EPO (190.906) e INPI (118). De acordo com a CIP, a maioria das patentes apresentaram estas classificações: 52,91% contemplam a seção C (Química; Metalúrgica), seguida pela seção B (Operações de procedimentos; Transporte) com 39,84%. O maior número de patentes ocorreu em 2019, com 3.026 depósitos, sendo que os Estados Unidos da América e a China detêm o maior número de patentes registradas. Frente ao cenário de crescimento populacional mundial e às mudanças climáticas, a promoção de novas tecnologias que reciclem a água apresenta uma alternativa promissora.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.