Qualidade da couve crespa cultivada em sistema hidropônico utilizando biofertilizante por adubação foliar

Main Article Content

José Maurício Pereira
Rubismar Stolf
Fernando César Sala
José da Conceição Barbosa Silva
Carolina Medeiros Vicentini-Polette
Paula Porrelli Moreira da Silva
Anaíle dos Mares Biazotto
Marta Helena Fillet Spoto
Marta Regina Verruma-Bernardi

Resumo

Este estudo visou avaliar as características agronômicas, físico-químicas e sensoriais da couve crespa cultivada em sistema hidropônico, com e sem fertilização foliar. Para as análises agronômicas, os seguintes parâmetros foram avaliados: os comprimentos do caule, folha, pecíolo, planta inteira e sistema radicular; diâmetro do caule, largura da folha; massa fresca do caule, folha, planta inteira e sistema radicular e número de folhas por planta. As análises físico-químicas realizadas foram: umidade das folhas e raiz, sólidos solúveis, pH, índice de clorofila e cor instrumental. Para a análise sensorial, foi aplicado o teste triangular para verificar uma possível diferença entre os tratamentos, com interpretação tabulada. Um teste de aceitação foi aplicado. Os dados das análises agronômicas e físico-químicas, aceitação e intenção de compra foram avaliados pela análise de variância e teste de Tukey (p≤0,05). Os tratamentos não diferiram estatisticamente quanto aos parâmetros agronômicos ou clorofila, sólidos solúveis e pH. A análise da cor instrumental demonstrou que as couves com fertilização foliar apresentaram menor luminosidade e menor intensidade da cor verde. Os avaliadores perceberam diferença entre os tratamentos. Porém, não houve diferenças na aceitação dos atributos sensoriais avaliados e nem na intenção de compra.


 


Palavras-chave: Brassica oleracea L. var. acephala. Cor. Hidroponia. Fertilização. Aceitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pereira, J. M., Stolf, R., Sala, F. C., da Conceição Barbosa Silva, J., Medeiros Vicentini-Polette, C. ., Porrelli Moreira da Silva, P., dos Mares Biazotto, A., Fillet Spoto, M. H. ., & Verruma-Bernardi, M. R. (2021). Qualidade da couve crespa cultivada em sistema hidropônico utilizando biofertilizante por adubação foliar. Revista Brasileira Multidisciplinar, 24(3). Recuperado de https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1253
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

José Maurício Pereira, Programa de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural – PPGADR, Federal University of São Carlos, Center for Agricultural Sciences

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIFEOB (1992). Especialização "Latu Sensu" em Logística Empresarial, pela Associação Educacional e Assistencial Santa Lúcia (2007). Possui curso Técnico em Agropecuária, pelo Centro Paulista de Estudos em Agronegócios Ltda. (CPEA), concluido em 2012. Participou como colaborador do Projeto de Implantação dos talhões de mogno-africano e de eucalípto do GESF em 2013 no CCA/UFSCAR. Participou como colaborador do Projeto de Implantação de reflorestamento com espécies nativas em 2014, no CCA/UFSCAR. Participou como colaborador do processo de implantação do projeto de recuperação da antiga área de descarte de resíduos orgânicos no CCA/UFSCAR em 2015. Participou como colaborador em projetos de alunos em melhoramento genético de hortaliças e tecnologia de cultivo de plantas hortícolas do GEHORT, no CCA/UFSCAR, em 2016. Tem experiência na área Agrícola, com ênfase em Máquinas e Implementos Agrícolas. Atualmente é Técnico Administrativo - Auxiliar Agropecuário da Universidade Federal de São Carlos.

Rubismar Stolf, University of São Carlos, Center for Agricultural Sciences

Professor Titular da UFSCar, Graduado em Agronomia, Esalq-USP; mestre em Energia Nuclear na Agricultura CENA-USP e doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) USP. Pós-doutorado na North Carolina State University (EUA) e na University of California (EUA), Davis. Atua na área de Manejo e Conservação do Solo e na área de mecanização agrícola: cana-de-açúcar, compactação, trator/ implemento. Na área de física de solo desenvolveu modelos de pedotransferência para estimativa da porosidade total, macro, micro, densidade da partícula, densidade máxima do solo, densidade correspondente `a Macroporosidade 10% e densidade relativa do solo. Desenvolveu aparelho para medida de resistência do solo "Penetrômetro de impacto Stolf". Realizou estudos de balanço de água e sal em açude e sobre a transposição do rio São Francisco. Professor do curso de Engenharia Agronômica Programas de Pós-graduação em "Agroecologia e Desenvolvimento Rural" e "Agricultura e Ambiente". Disciplinas: Manejo de solos e de comunidades Vegetais; Mecanização agrícola; Poluição e impactos ambientais. Coordenador do projeto de prestação de Serviços do Laboratório de Física do Solo da UFSCar.

Fernando César Sala, University of São Carlos, Center for Agricultural Sciences

Possui graduação em Engenharia Agronômica e especialização na Área de Concentração em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001). Realizou Doutorado Direto (Fitotecnia) também na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2005). Atuou na área de Desenvolvimento de Produtos, Melhoramento Genético e Produção de Sementes de Hortaliças na empresa Tecnoseed. Atualmente é Professor e Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Ciências Agrárias (CCA/Araras-SP). Atua na área de melhoramento genético de hortaliças para fatores bióticos e abióticos e cultivo hidropônico de hortaliças folhosas. Lançou várias dezenas de cultivares de hortaliças no mercado nacional para as espécies: alface, abóbora, pimentão, pimenta, berinjela e brócoli.

José da Conceição Barbosa Silva, Federal Institute of Maranhão

Professor Barbosa, é Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural formado pelo PPGADR do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos; também possui Aperfeiçoamento em Formação Empreendedora na Educação Profissional pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE-SC; é graduado em Ciências Agrárias (Licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de São Luís do Maranhão. Atualmente ocupa o cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico no IFMA - Campus Maracanã, atua na área de Horticultura tendo como foco principal as grandes culturas produtoras de grãos, ele também tem experiência com hortaliças e paisagismos.

Carolina Medeiros Vicentini-Polette, University of São Paulo - FZEA USP

Atualmente doutoranda em Engenharia de Alimentos pela USP. Possui graduação em Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Qualidade de produtos agroindustriais in natura e processados, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de alimentos, análise sensorial de alimentos e processos.

Paula Porrelli Moreira da Silva, Luiz de Queiroz College of Agriculture, University of São Paulo

Formação acadêmica com  MBA em Gestão de Projetos - USP, ESALQ (2020); Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Desenvolvimento de alimentos) ESALQ/USP (2019); Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Microbiologia, pós-colheita e óleos essenciais aplicados em alimentos) ESALQ/USP (2019);  Pós-Doutorado em Fisiologia e Bioquímica Pós-Colheita de frutas e hortaliças ESALQ/USP (2015); Doutorado em Ciências (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - CENA/USP (2013); Mestrado em Ciências PPG Ciência e Tecnologia de Alimento ESALQ/USP (2008); Graduação em Engenharia Agronômica ESALQ/USP (2005).  Professor Colaborador nível III (professor Doutor) da ESALQ/USP; Especialista em Gestão de Projetos - MBA USP/ESALQ; Associado Profissional (Orientadora) do Instituto PECEGE para o MBA USP/ESALQ em Gestão de Projetos.

Anaíle dos Mares Biazotto, Luiz de Queiroz College of Agriculture, University of São Paulo

Graduada em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2014), apresenta experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciências dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, caracterização físico-química de frutas e hortaliças e compostos bioativos.

Marta Helena Fillet Spoto, Luiz de Queiroz College of Agriculture, University of São Paulo

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), de 1977 a 1980; Mestrado em Agronomia - Física do Ambiente Agrícola, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), de 1984 a 1988; Especialização em irradiação de alimentos pelo General Training Course on Food Irradiation no International Agricultural Centre and State Institute for Quality Control, Holanda, financiado pela International Agency of Energy Atomic (IAEA) em 1989; Doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), de 1990 a 1993; Formação em Recém-Doutor, financiado pelo CNPq, no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) de 1994 a 1996; Pós-Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura no CENA/USP, de 1998 a 2000, financiado pela FAPESP; participação em projeto de pesquisa em mamão minimamente processado no Instituto Canario de Investigaciones Agrarias, Laboratório de Fisiologia Vegetal, nas Ilhas Canárias, conjuntamente com Instituto Del Frío Fitoquimica y Procesado Minimo de Productos Vegetales, em Madri, em 2007; participou do concurso de Livre Docência na Escola Superior de Agricultura ?Luiz da Queiroz? (ESALQ/USP), em 2007, obtendo o título de Professor Associado. Atualmente é Professor Associado da Escola Superior de Agricultura ?Luiz da Queiroz? - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), com início de carreira como Professor Doutor em 2002, atuação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Irradiação de Alimentos, Processamento de Frutas e Hortaliças, Análise sensorial de Alimentos.

Marta Regina Verruma-Bernardi, University of São Carlos, Center for Agricultural Sciences

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1993), Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Pós-doutorado pela Pennsylvania State University (2013). Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos nas disciplinas de Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal e Analise Sensorial.

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 4120: Teste triangular em análise sensorial de alimentos e bebidas. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. 5 p.

AOAC - ASSOCIATION OF ANALITICAL CHEMISTS. Official methods of analysis of AOAC International. 19. ed. Washington D.C.: AOAC, 2012. 3000 p.

AZEVEDO, A. M.; ANDRADE JÚNIOR, V. C. D.; PEDROSA, C. E.; FERNANDES, J. S. C.; VALADARES, N. R.; FERREIRA, M. A. M.; MARTINS, R. A. D. V. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 47, n. 12, p. 1751-1758, 2012.

BALCĂU, S. L.; APAHIDEAN, M.; ZAHARIA, A.; POP, D. The Influence of Organic Fertilizers Concerning the Growth and Development of Brassica oleracea var. acephala Plants. Bulletin of the University of Agricultural Sciences & Veterinary Medicine Cluj-Napoca - Horticulture, v. 69, n. 1, 2012.

BECERRA-MORENO, A.; ALANÍS-GARZA, P. A.; MORA-NIEVES, J. L.; MORA-MORA, J. P.; JACOBO-VELÁZQUEZ, D. A. Kale: An excellent source of vitamin C, pro-vitamin A, lutein and glucosinolates. CyTA-Journal of Food, v. 12, n. 3, p. 298-303, 2013.

BENÍCIO, L. P. F.; DA SILVA, L. L.; LIMA, S. O. Formação de mudas de couve sob diferentes concentrações de biofertilizante foliar. Acta Tecnológica, v. 6, n. 2, p. 1-6, 2012.

BERNARDI, A. C.; VERRUMA-BERNARDI, M. R.; WERNECK, C. G.; HAIM, P. G.; MONTE, M. Produção, aparência e teores de nitrogênio, fósforo e potássio em alface cultivada em substrato com zeólita. Horticultura Brasileira, v. 23, n. 4, p. 920-924, 2005.

FAGERIA, N. K.; FILHO, M. B.; MOREIRA, A.; GUIMARÃES, C. M. Foliar fertilization of crop plants. Journal of plant nutrition, v. 32, n. 6, p. 1044-1064, 2009.

FURLANI P. R.; SILVEIRA, L. C. P.; BOLONHEZI, D.; FAQUIN, V. Cultivo hidropônico de plantas. Parte 1: conjunto hidráulico. 2009. Available at: http://www.infobibos.com/Artigos/2009_1/hidroponiap1/index.htm

IAL - INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4. ed. São Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008. 1020 p.

KORUS, A. Effect of the cultivar and harvest date of kale (Brassica oleracea L. var. acephala) on crop yield and plant morphological features. Vegetable Crops Research Bulletin, v. 73, p. 55, 2010.

KORUS, A.; KMIECIK, W. Content of carotenoids and chlorophyll pigments in kale (Brassica oleracea L. var. acephala) depending on the cultivar and the harvest date. Electronic Journal of Polish Agricultural Universities, v. 10, n. 8, p. 28, 2007.

LOVATTO, P. B.; WATTHIER, M.; SCHIEDECK, G.; SCHWENGBER, J. E. Efeito da urina de vaca como biofertilizante líquido na produção orgânica de mudas de couve (Brassica oleracea var. acephala). Horticultura Brasileira, v. 29, p. 4571-4577, 2011.

MEILGAARD, M. R.; CIVILLE, G. V.; CARR, B. T. Sensory evaluation techniques. 4. ed. Boca Raton, FL: CRC Press, 2007. 448p.

NOBOA, C. S.; RAVAGNANI, C. A.; DOS SANTOS, C. P.; DE OLIVEIRA, B. C.; FERNANDES, N., VERRUMA-BERNARDI, M. R.; SALA, F. C. Produção hidropônica de couve-de-folhas. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v. 9, n. 1, 2019.

NOVO, M. D. C. D. S.; PRELA-PANTANO, A.; TRANI, P. E.; BLAT, S. F. Desenvolvimento e produção de genótipos de couve manteiga. Horticultura Brasileira, v. 28, n. 3, p. 321-325, 2010.

PURQUERIO, L. F. V.; DE MORAES, C.C.; FACTOR, T. L.; CALORI, A. H. Bioeconomia: promoção da horticultura urbana do século XXI. O Agronômico, v. 70, p. 6-19, 2018.

SIKORA, E.; BODZIARCZYK, I. Composition and antioxidant activity of kale (Brassica oleracea L. var. acephala) raw and cooked. Acta Scientiarum Polonorum Technologia Alimentaria, v. 11, n. 3, p. 239-248, 2012.

TRANI, P. E.; TIVELLI, S. W.; BLAT, S. F.; PRELA-PANTANO, A.; TEIXEIRA, E. P.; ARAÚJO, H. S.; FELTRAN, J. C.; PASSOS, F. A.; FIGUEIREDO, J. B.; NOVO, M. C. S. S. Couve de folha: do plantio a pós-colheita (Boletim Técnico IAC 214), 2015. 42p.

USDA - UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Dietary Reference Intakes: The essential guide to nutrient requirements. Washington, DC: The National Academies Press, 2006. 1344 p.

VARIO DOS SANTOS, A. C. dos. Biofertilizante líquido: o defensivo agrícola da natureza. EMATER-RJ. 2nd. ed. Rio de Janeiro: Revista Niterói Agropecuária Fluminense, 1995. 16 p.