Influência das plantas de cobertura na produtividade de milho verão
Main Article Content
Resumo
O uso de plantas de cobertura pode otimizar a proteção do solo, índice de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes, favorecendo o aumento da produtividade de grãos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das plantas de cobertura do solo na produtividade da cultura do milho verão, na altura de planta e umidade. O experimento foi conduzido no município de Ubiratã-PR, visto que, ainda não há nenhum experimento a campo, desenvolvido nas condições edafoclimáticas desta região. Para isso, utilizou-se o híbrido Morgan 545PWU, em delineamento de blocos casualizados (DBC), com cinco repetições e cinco tratamentos, sendo: T1- Testemunha; T2- Aveia branca; T3- Milheto; T4- Brachiaria e T5- Mix 210. Os dados foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk e de Barlett. E, as médias, posteriormente comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso do Mix 210 para cobertura do solo, proporcionou maior produtividade, altura de planta e umidade de grãos para o híbrido estudado. Isto sugere que a utilização de espécies em associação tende a proporcionar maior fixação de N, em função da grande diversidade de raízes. Além disso, o incremento na produtividade, obtido deve-se ao manejo sustentável, empregado aqui, pelo uso de espécies vegetais em substituição a fertilizantes artificiais.
Downloads
Article Details
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.