Influência das plantas de cobertura na produtividade de milho verão

Main Article Content

Leonardo Trevizan Castanheira
Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

Abstract

O uso de plantas de cobertura pode otimizar a proteção do solo, índice de matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes, favorecendo o aumento da produtividade de grãos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência das plantas de cobertura do solo na produtividade da cultura do milho verão, na altura de planta e umidade. O experimento foi conduzido no município de Ubiratã-PR, visto que, ainda não há nenhum experimento a campo, desenvolvido nas condições edafoclimáticas desta região. Para isso, utilizou-se o híbrido Morgan 545PWU, em delineamento de blocos casualizados (DBC), com cinco repetições e cinco tratamentos, sendo: T1- Testemunha; T2- Aveia branca; T3- Milheto; T4- Brachiaria e T5- Mix 210. Os dados foram submetidos ao teste de Shapiro-Wilk e de Barlett. E, as médias, posteriormente comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso do Mix 210 para cobertura do solo, proporcionou maior produtividade, altura de planta e umidade de grãos para o híbrido estudado. Isto sugere que a utilização de espécies em associação tende a proporcionar maior fixação de N, em função da grande diversidade de raízes. Além disso, o incremento na produtividade, obtido deve-se ao manejo sustentável, empregado aqui, pelo uso de espécies vegetais em substituição a fertilizantes artificiais.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Castanheira , L. T. ., & Nepomoceno, T. A. R. . (2022). Influência das plantas de cobertura na produtividade de milho verão. Revista Brasileira Multidisciplinar, 25(3), 190-196. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i3.1341
Section
Comunicação Breve
Author Biographies

Leonardo Trevizan Castanheira , Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Engenheiro agrônomo pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. 

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, a:1:{s:5:"pt_BR";s:41:"Universidade Estadual do Oeste do Paraná";}

Bióloga. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.