Levantamento Florístico de Mata Ciliar em Áreas de Extração de Argila no Município de São Roque do Canaã-Es1

Main Article Content

Gerson Freitas Junior
Zildo Gallo
Flávia Cristina Sossae
Marcus C. Avezum Alves de Castro

Resumo

O município de São Roque do Canaã (ES) destaca-se pela produção de artefatos cerâmicos, porém essa atividade tem causado impactos negativos à mata ciliar do rio Santa Maria do Rio Doce. Assim, o presente trabalho objetivou estudar a composição florística da mata ciliar em áreas de extração de argila no município de São Roque do Canaã (ES), para auxiliar trabalhos de recomposição a partir de espécies nativas. A área estudada está muito alterada pela mineração, fato demonstrado pela escassez do número de espécies encontradas no levantamento florístico. Apesar de se observar a presença de várias espécies pioneiras e secundárias iniciais, também se observou que a exploração mineral gerou perda da camada superficial do solo, rica em matéria orgânica, ocasionando uma redução da capacidade produtiva do ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Junior, G. F., Gallo, Z., Sossae, F. C., & de Castro, M. C. A. A. (2009). Levantamento Florístico de Mata Ciliar em Áreas de Extração de Argila no Município de São Roque do Canaã-Es1. Revista Brasileira Multidisciplinar, 12(2), 145-156. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2009.v12i2.164
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Gerson Freitas Junior, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Mestre pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Zildo Gallo, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Doutor em Geociências; docente, orientador e pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Flávia Cristina Sossae, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

*Doutora em Ciências Biológicas; docente do curso de Ciências Biológicas e pesquisadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.