A Questão da Vegetação no Ambiente Urbanizado

Main Article Content

Zildo Gallo
Flávia Cristina Sossae

Resumo

O crescimento populacional e a expansão urbana provocam o desenraizamento cultural dos migrantes rurais, o aumento da pobreza, problemas ecológicos causados pela impermeabilização do solo e poluições atmosférica, hídrica, sonora e visual, além da redução da cobertura vegetal. A rápida expansão da Região Metropolitana de São Paulo e da Região Metropolitana da Campinas gerou impactos socioambientais, que foram agravados pela visão inadequada das questões ambientais por conta dos gestores urbanos. A finalidade deste trabalho foi analisar a urbanização sob os aspectos ambientais e sociais do crescimento econômico, possibilitando sugerir ações para evitar a ruptura cultural da população através do planejamento urbano direcionado para a ocupação e uso racional do solo, bem como a preocupação com a arborização das ruas e criação de áreas verdes como ferramenta para a educação ambiental contribuir no exercício da cidadania na transformação da sociedade atual em uma sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Gallo, Z., & Sossae, F. C. (2010). A Questão da Vegetação no Ambiente Urbanizado. Revista Brasileira Multidisciplinar, 13(2), 182-193. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2010.v13i2.150
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Zildo Gallo, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Flávia Cristina Sossae, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Pesquisadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e professora do curso de Ciências Biológicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>