A Questão da Vegetação no Ambiente Urbanizado

Contenido principal del artículo

Zildo Gallo
Flávia Cristina Sossae

Resumen

O crescimento populacional e a expansão urbana provocam o desenraizamento cultural dos migrantes rurais, o aumento da pobreza, problemas ecológicos causados pela impermeabilização do solo e poluições atmosférica, hídrica, sonora e visual, além da redução da cobertura vegetal. A rápida expansão da Região Metropolitana de São Paulo e da Região Metropolitana da Campinas gerou impactos socioambientais, que foram agravados pela visão inadequada das questões ambientais por conta dos gestores urbanos. A finalidade deste trabalho foi analisar a urbanização sob os aspectos ambientais e sociais do crescimento econômico, possibilitando sugerir ações para evitar a ruptura cultural da população através do planejamento urbano direcionado para a ocupação e uso racional do solo, bem como a preocupação com a arborização das ruas e criação de áreas verdes como ferramenta para a educação ambiental contribuir no exercício da cidadania na transformação da sociedade atual em uma sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Gallo, Z., & Sossae, F. C. (2010). A Questão da Vegetação no Ambiente Urbanizado. Revista Brasileira Multidisciplinar, 13(2), 182-193. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2010.v13i2.150
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Zildo Gallo, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.

Flávia Cristina Sossae, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Pesquisadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e professora do curso de Ciências Biológicas.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>