Tipologias de assentamentos precários do município de Itapetininga
Main Article Content
Resumo
O presente artigo discute o Plano Local de Habitação de Interesse Social que é uma estrutura utilizada e eficaz para planejar e estudar as necessidades habitacionais em cada município sendo processo participativo e com o objetivo principal de nivelamento de informações, bem como a construção de uma leitura comum de problemas prioritários, estratégia fundamental para viabilizar o processo de tomada de decisões. Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar as identificações referentes aos tipos de assentamentos precários no município de Itapetininga, visando o Diagnóstico Social elaborado através do Plano Local de Habitação de Interesse Social. Dessa forma neste trabalho realizou-se pesquisa sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social do Município de Itapetininga. Como metodologia foi utilizado o Plano Local de Habitação de interesse social organizado pela equipe da DEMACAMP. Por meio da análise do documento foi possível identificar as propostas e os meios de intervenções que o município de Itapetininga possui para atender a demanda de famílias que ocupam áreas irregulares, tendo como opção a urbanização (simples), a urbanização (complexa), reassentamento (ou realocação) e remanejamento (ou relocação), dependendo da área em que estão localizadas.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DAS CIDADES, Secretaria Nacional de Habitação. Guia para o Mapeamento e Caracterização de Assentamentos Precários. Brasília: MCidades, 2010.
CARDOSO, A.L.; ARAUJO, R.L. de; GHILARDI, F.H. Necessidades habitacionais no Brasil. In:__________. Ações integradas de urbanização de assentamentos precários. Ministério das Cidades, 2010. Disponível em: >http://www.capacidades.gov.br/media/doc/biblioteca/SNH003.pdf<. Acesso em: 17 de abril de 2015.
DEMACAMP. Plano local de habitação de interesse social, 20111. Disponível em:< http://www.franca. sp.gov.br/portal/index.php?Itemid=1227&option=com_phocadownload&view=category&id=153 >. Acesso em: 25 Abr. 2015.
DENALDI, R. Planejamento Habitacional: notas sobre a precariedade e terra nos planos locais de habitação. São Paulo: Annablume, 2013.
___________. Plano de Ação Integrada em Assentamentos Precários. Disponível em:< http://www.capacidades.gov.br/media/doc/biblioteca/SNH003.pdf >. Acesso em: 20 Abr. 2015.
FREITAS, L. H. El de. Plano Local de Habitação de Interesse Social. 2011. Relatório 2.2 Diagnóstico Habitacional Revisado, Interessado Prefeitura do Município de Itapetininga. 2010.
IPARDES, IPEA. Problemas Habitacionais dos Assentamentos Precários Urbanos na Região Metropolitana de Curitiba: projeto Caracterização e Tipologia Socioeconômica dos Assentamentos Precários Brasileiros Acordo de cooperação técnica. Curitiba: Ipardes: 2010.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPETININGA. Semanário Oficial de Itapetininga., Imprensa Oficial do Município, 28 de Dez. 2012., n. 343, p. 26.
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Disponível em: < http://www.habisp.inf.br/habitacao >. Acesso em: 07 Maio 2015.
QUEIROZ FILHO, Alfredo Pereira de. As definições de assentamentos precários e favelas e suas implicações nos dados populacionais: abordagem da análise de conteúdo. Rev. Bras. Gest. Urbana, Curitiba , v. 7, n. 3, p. 340-353, Dec. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2175-33692015000300340&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Feb. 2016. Epub Sep 18, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.007.003.AO03.
QUEIROZ FILHO, A. P. CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTUDIOS TERRITORIALES Y AMBIENTALES., 6. Disponivel em: < http://6cieta.org/arquivosanais/eixo6/Alfredo%20Pereira%20 de%20Queiroz%20Filho.pdf >. Acesso em: 18 de Abr. 2015.
SANTA ROSA, J. ; DENALDI, R. Curso a distancia: planos locais de habitação de Interesse Social. Brasília: Ministério das Cidades, 2009.
TURISMO CRIATIVO. As favelas cariocas como destino turístico. Disponível em: . Acesso em: 07 Maio 2015.
URBANIZAÇÃO de Assentamentos Precários em São Paulo: o discurso da política e a prática da intervenção. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCESSOS URBANOS INFORMALES. MEJORAMIENTO BARRIAL COMO RESPUESTA A UNA CIUDADE PARA TODOS., 2. Bogotá: Anais eletrônicos. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2012. Disponível em: < http://www.fau. usp.br/pesquisa/napplac/trabalhos/mzuquim/mzuquim_art3.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2015.