Usina Tamoio: Lugar de Trabalho e de Vida
Main Article Content
Resumo
Este texto resgata a história da Usina Tamoio e do grupo social constituído por seus trabalhadores e moradores, no período de 1917 a 1969. Antes de mais nada, é uma história de homens, mulheres e crianças que lá moraram, trabalharam e viveram. Mais do que o resgate da história da empresa, procura recontar, por meio das próprias vozes dos sujeitos, de suas vivências, experiências e memórias uma história de vida e de trabalho. História que ficou marcada no corpo e na alma dessa gente trabalhadora que fez da Usina Tamoio um importante patrimônio de Araraquara.
Downloads
Article Details
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Referências
CAIRES, Ângela Cristina Ribeiro. Nem tudo era doce no império do açúcar: Usina Tamoio (vida, trabalho e lutas – 1917-1969). 1994.
f Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Araraquara, 1994.
FERRANTE, Vera Lúcia Silveira Botta. FGTS: ideologia e repressão. São Paulo: Ática, 1978
GNACCARINI, José César A. Estado, Ideologia e Ação Empresarial na Agroindústria Açucareira no Estado de São Paulo. 1972. 250 f. Tese (Doutorado em Sociologia). São Paulo, USP, 1972.
LEITE LOPES, José Sérgio. A Tecelagem dos Conflitos de Classe na Cidade das Chaminés. Brasília: Editora Marco Zero - UNB - em co-edição com MCT/CNPq, 1988.
MARTINEZ CORRÊA, Ana Maria. História Social de Araraquara - 1817/1930. 1967. 421 f. Dissertação (Mestrado em História), USP, 1967.
MARTINS, José de Souza. O Cativeiro da Terra. São Paulo: Hucitec, 1986.
PACHECO, Carlos Américo. Café e Cidades em São Paulo: um estudo de caso de urbanização na região de Araraquara e São Carlos-1880/1930. 1988. 123 f. Dissertação (Mestrado em Economia). São Paulo: UNICAMP, 1988.
THOMPSON. E. P. A Miséria da Teoria ou um Planetário de Erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981
ZALUAR, Alba. Os Homens de Deus. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
ÁLBUNS, JORNAIS, REVISTAS
ALMEIDA, Nelson Martins de. (org ). ÁLBUM DE ARARAQUARA. 1. ed. Araraquara/SP: Editor Nelson Martins de Almeida, 1948.
Revista Umuarama. Órgão de divulgação interna da Usina Tamoio, 1947 - 1962.