A RELAÇÃO DA TELEVISÃO E DA INTERNET COM O CONSUMO: ANÁLISES DA IDEOLOGIA E DA CULTURA NAS PROPAGANDAS

Main Article Content

Fábio Carlos Rodrigues Alves
Dulce Consuelo Andreatta Whitaker

Resumo

Mais que um meio de comunicação, as tecnologias da comunicação, em especial a TV, transmitem valores, ideias e atitudes, ou seja, todo um conteúdo atitudinal e procedimental. O presente texto discute o papel da mídia televisiva e da internet na transmissão de valores culturais, atendo-se principalmente na questão do consumo. Analisamos propagandas oriundas do ambiente televisivo e também a veiculada pela internet a partir da qual objetivamos, à luz do conceito de Cultura e Ideologia investigar e assinalar o condicionamento dos consumidores ao ato de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Alves, F. C. R., & Whitaker, D. C. A. (2016). A RELAÇÃO DA TELEVISÃO E DA INTERNET COM O CONSUMO: ANÁLISES DA IDEOLOGIA E DA CULTURA NAS PROPAGANDAS. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM, 19(1), 55-62. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.374
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Fábio Carlos Rodrigues Alves, Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Conceito CAPES 4). Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, Brasil. Título: A Contextualização do Binômio Produção e Consumo à Luz dos Conceitos da Cultura e da Ideologia,Ano de Obtenção: 2014.

Fábio Carlos Rodrigues Alves. Advogado. Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente no Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara. Pós-graduando Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário de Araraquara.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Ambiental, Cível e Trabalhista. Em 2013 aluno convidado do Seminário Temático Trabalho e Trabalhadores, da pós graduação em Ciências Sociais da Unesp Araraquara. Em 2014 aluno vinculado do Seminário Temático Invenção, obviação e antropologia reversa. Leitura e discussão dos principais conceitos de Roy Wagner. Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores promovido pela Escola Paulista de Magistratura. Curso Assessoria de Gerenciamento Empresarial promovido pelo Centro Paula Souza. Curso de Técnicas Administrativas e Informática promovido pelo Cebrac. Curso Aprender a Empreender promovido pelo SEBRAE. Curso Metodologia e Ferramentas da Qualidade promovido pela Consultoria Pieracciani. Destaco também minha experiência de doze anos na Nestlé Brasil Ltda, tendo passado por duas Auditorias Internacionais e atuado como Multiplicador da Ferramenta SAP Produção.

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara. Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford (1986). Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR/UNIARA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao, cultura, metodologia, assentamento rural e sociologia rural.

Referências

BEZZON, Lara Crivelaro. Comunicação: polítca e sociedade, Campinas: Alínea, 2008.

D´AVILA, Nice. Região Sudeste. Hegemonia na Mídia Televisiva. Disponível em http://www. bocc.ubi.pt/pag/avila-nicia-hegemonia-televisiva. pdf. Acesso em: 1 dez. 2012.

FIDLER, Roger Mediamorphosis: understanding New Media, Pine Forge Press, 1997. KENSKI, Vani. Novas tecnologias. O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Disponível em http://www.conhecer.org.br/download/INFORMATICA%20EDUCATIVA/leitura%20 anexa%203.pdf. Acesso em: 20 nov. 2011.

MELO, Diógenes; SILVIA, Kátia. Transmissão da informação: A televisão como meio de incluir e excluir pessoas. Disponível em https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/ Diogenes-Melo-e-Katia-Cilene-Silva1.pdf, acesso em: 12 abril de 2012.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. 4. ed. Lisboa: Presença, 1980.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SANTANA, Clésia; MERCADO, Luis A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do ensino médio. Educar em revista, Curitiba, n.42, UFPR,2011, p.263-277

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta, BEZZON, Lara Crivelaro. Comunicação Política e Sociedade. Campinas: Alínea, 2005.

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. A comunicação televisiva e as metamorfoses da ideologia. In: BEZZON, Lara Crivelaro (Org). Comunicação Política e Educação. Campinas: Alínea, 2005.