A RELAÇÃO DA TELEVISÃO E DA INTERNET COM O CONSUMO: ANÁLISES DA IDEOLOGIA E DA CULTURA NAS PROPAGANDAS
Contenido principal del artículo
Resumen
Mais que um meio de comunicação, as tecnologias da comunicação, em especial a TV, transmitem valores, ideias e atitudes, ou seja, todo um conteúdo atitudinal e procedimental. O presente texto discute o papel da mídia televisiva e da internet na transmissão de valores culturais, atendo-se principalmente na questão do consumo. Analisamos propagandas oriundas do ambiente televisivo e também a veiculada pela internet a partir da qual objetivamos, à luz do conceito de Cultura e Ideologia investigar e assinalar o condicionamento dos consumidores ao ato de consumo.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Citas
BEZZON, Lara Crivelaro. Comunicação: polítca e sociedade, Campinas: Alínea, 2008.
D´AVILA, Nice. Região Sudeste. Hegemonia na Mídia Televisiva. Disponível em http://www. bocc.ubi.pt/pag/avila-nicia-hegemonia-televisiva. pdf. Acesso em: 1 dez. 2012.
FIDLER, Roger Mediamorphosis: understanding New Media, Pine Forge Press, 1997. KENSKI, Vani. Novas tecnologias. O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Disponível em http://www.conhecer.org.br/download/INFORMATICA%20EDUCATIVA/leitura%20 anexa%203.pdf. Acesso em: 20 nov. 2011.
MELO, Diógenes; SILVIA, Kátia. Transmissão da informação: A televisão como meio de incluir e excluir pessoas. Disponível em https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/ Diogenes-Melo-e-Katia-Cilene-Silva1.pdf, acesso em: 12 abril de 2012.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. 4. ed. Lisboa: Presença, 1980.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SANTANA, Clésia; MERCADO, Luis A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do ensino médio. Educar em revista, Curitiba, n.42, UFPR,2011, p.263-277
WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta, BEZZON, Lara Crivelaro. Comunicação Política e Sociedade. Campinas: Alínea, 2005.
WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. A comunicação televisiva e as metamorfoses da ideologia. In: BEZZON, Lara Crivelaro (Org). Comunicação Política e Educação. Campinas: Alínea, 2005.