Announcements

PERIÓDICOS DA UNIARA RECEBEM NOVA CLASSIFICAÇÃO DE QUALIS DA CAPES

Os periódicos Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM e International Journal of Advances in Medical Biotechnology – IJAMB, editados pelo Núcleo de Publicação Científica da Universidade de Araraquara – Uniara, receberam nova classificação do Sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

“Anteriormente, a Qualis da ReBraM era B4/B2, e agora a revista foi classificada como B1 para sua versão online. O Sistema Qualis da CAPES é usado para avaliar a qualidade da produção de pesquisadores da pós-graduação brasileira, às quais estão vinculados. Neste sentido, a publicação de artigos em periódicos científicos, classificados nesse sistema, é um dos critérios que aponta a qualidade da revista, promovendo a sua divulgação e visibilidade na comunidade científica. Assim, essa mudança de classificação representa o êxito dos esforços realizados para incremento da qualidade da revista”, comenta uma das editoras responsáveis pela ReBraM, a professora Maria Lúcia Ribeiro.

A revista tem por finalidade divulgar contribuições da comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento, segundo ela. “É editada desde 1997 – na época, como Revista Uniara e publicações impressas e online, com periodicidade semestral. A partir de 2018, passou a publicar três edições anuais. Ao longo dos seus anos de existência, consolidou-se como elemento motivador para a difusão do conhecimento no âmbito acadêmico e, desde então, vem gradualmente evoluindo no sistema Qualis como um periódico científico multidisciplinar, superando dificuldades referentes a processo criterioso de controle de publicação, tipos e qualidade da revisão por pares e questões éticas”, destaca a docente.

Ribeiro aproveita para lembrar que o trabalho de publicação da ReBraM, da IJAMB e também da revista Retratos de Assentamentos vem sendo desenvolvido, desde 2016, pelo Núcleo de Produção Científica da Uniara, coordenado pela analista editorial Thatiany Mariano, por ela e pela professora Bruna Galdorfini Chiari-Andréo, com a colaboração dos editores Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante e Henrique Carmona Duval (Retratos), e Hernani da Silva Barud (IJAMB).

Atualmente, a ReBraM está inserida em indexadores internacionais nas seguintes bases de dados e buscadores: Base - Bielefeld Academic Search Engine; Latindex; Redib; OpenAire; PKP INDEX; Gale Cengage Learning; Ebsco Host; DOAJ; Portal Periódicos CAPES/MEC; Sumários (Approved) Google Scholar.

Já a IJAMB, que tem o professor Barud como editor-chefe, apresentava Qualis C, e agora foi classificada com B3. “Toda revista começa, basicamente, sem Qualis porque ela é nova. Então, havíamos recebido o Qualis inicial, que é o C, e agora recebemos Qualis B3. Isso é interessante porque os programas de pós-graduação no Brasil sugerem que os alunos e professores publiquem em revistas que tenham bom fator de impacto e bom Qualis. Nesse caso, estamos com a IJAMB, que começa a fazer parte de um grupo que pode pontuar para os programas de pós-graduação”, salienta o docente.

Isso mostra, segundo ele, a evolução da revista, - “que é relativamente nova -, com as associações que ela tem hoje e as colaborações com a Sociedade Latino-Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais – SLABO”. “Agora, também aparecemos no Google Scholar”, completa.

Barud também menciona que a IJAMB é de acesso aberto – open access -, “o que possibilita a publicação de trabalhos em diferentes áreas, principalmente a médica”. “O foco principal é essa área e a de biotecnologia e, apesar de ser uma revista nova, temos mais de cinquenta mil visualizações ao redor do mundo – China, Japão, Estados Unidos, toda a América Latina etc.”, finaliza o editor-chefe.

Tanto a ReBraM quanto a IJAMB estão com chamada aberta para a submissão de artigos. Outras informações podem ser obtidas nos endereços http://revistarebram.com (ReBraM) e www.journalamb.com (IJAMB) ou pelo telefone (16) 3301-7252.

**Atenção as novas diretrizes para autores**

2021-04-14

Como é sabido, a publicação de um artigo em revistas científicas depende da avaliação de revisores qualificados para comprovação da qualidade do trabalho em questão. Desta forma, a ReBraM esclarece, a seguir, quais são os passos que ocorrem entre o recebimento e a possível publicação de um artigo.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO - Novas diretrizes para autores

2021-04-14

Como é sabido, a publicação de um artigo em revistas científicas depende da avaliação de revisores qualificados para comprovação da qualidade do trabalho em questão. Desta forma, a ReBraM esclarece, a seguir, quais são os passos que ocorrem entre o recebimento e a possível publicação de um artigo:

 

1ª ETAPA: Os artigos são submetidos à uma avaliação preliminar realizada pelos editores. Nesta etapa, verifica-se a relevância e originalidade do tema, a importância do assunto para publicação na revista, bem como à adequação às normas descritas nas diretrizes para os autores. Esta análise é realizada considerando a ordem cronológica de recebimento dos artigos pela revista. Artigos que não se enquadrem nos parâmetros descritos são devolvidos aos autores para ajustes ou, ainda, uma carta é enviada aos autores informando a não aceitação.

Os editores, também nesta etapa, designam os pareceristas para avaliação dos artigos com parecer positivo nesta etapa.

Os artigos podem levar até 3 meses, após a submissão, para serem processados nesta etapa.

 

2ª ETAPA: Os artigos com parecer positivo na primeira etapa são encaminhados para dois pareceristas (avaliadores ad hoc). Solicita-se que a contribuição dos pareceristas seja realizada brevemente, entretanto, esta segunda etapa costuma ser a mais duradoura das etapas, podendo atingir até 12 meses. Este tempo pode ainda se estender quando houver necessidade de um parecerista adicional, em caso de divergência entre os pareceres.

 

3ª ETAPA: Os procedimentos realizados nesta etapa são variáveis.

Alguns artigos podem ser aprovados, com base na primeira análise realizada pelos pareceristas e, neste caso, um comunicado de aceite é enviado aos autores.

Outros artigos, apesar de terem seu mérito constatado pelos pareceristas, podem necessitar de ajustes. Neste caso, uma comunicação é enviada aos autores solicitando tais ajustes e adequações. Após serem devolvidos à revista, os artigos são reencaminhados aos pareceristas. A aprovação é condicionada à realização adequada destes ajustes. Neste ponto, é válido salientar que NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA DE APROVAÇÃO DO ARTIGO QUANDO AJUSTES SÃO SOLICITADOS.

Ainda, existe a possibilidade de um comunicado de não aprovação do trabalho ser enviado aos autores, com base no parecer negativo recebido dos pareceristas. Neste caso, o processo editorial se encerra.

O artigo pode permanecer nesta etapa por um período de até 6 meses.

Caso os autores atrasem o envio do artigo com ajustes, quando solicitado, estes serão desligados do processamento editorial. Em caso de posterior reenvio, o processamento se reinicia pela primeira etapa.

 

4ª ETAPA: Os artigos aprovados aguardam diagramação e publicação nas novas edições da revista.

Não há garantia de que os artigos aceitos em um determinado momento serão publicados exatamente na edição posterior. Isto ocorre, pois muitas vezes o número de artigos em espera para publicação é superior ao número de artigos que podem ser publicados em um volume da revista. Além disso, fica à cargo dos editores definir a prioridade de publicação dos artigos, considerando, por exemplo, um tema a ser melhor explorado em uma edição, ou a necessidade de priorizar um determinado artigo devido à urgência científica do momento.

Esta etapa pode durar até 12 meses.

Com base no exposto, solicitamos gentilmente que os AUTORES AGUARDEM OS PERÍODOS DESCRITOS ACIMA antes de realizarem contato a respeito de informações sobre o andamento do processamento de seu artigo. Contamos com a compreensão dos autores, tendo em vista o longo processamento dos manuscritos, bem como a elevada demanda da revista.

 Ainda, informamos que a publicação dos artigos submetidos em 2021 provavelmente ocorrerá somente em 2022.

 Sugerimos que, caso o grupo de pesquisa ou algum dos autores já tenham publicado um artigo previamente na ReBraM, de assunto relacionado, que o utilizem em sua nova publicação, até mesmo como parâmetro de comparação. Neste caso, é indispensável a citação da publicação anterior.