Micorremediação de Solo Impactado por Resíduos de Hidrocarbonetos

Contenido principal del artículo

Franklin Santos Freire
Sônia Valéria Pereira
Graziella de Sá Gattai

Resumen

O petróleo e seus derivados são os principais meios de geração de energia para veículos transportadores de matéria-prima e mercadorias produzidas nas regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, acentuando os riscos de acidentes por derrames na estocagem, transporte, uso ou descarte. A contaminação por hidrocarbonetos totais sugere a elevada propensão a mutações e formação de tumores cancerígenos, decorrentes da exposição causada pela contaminação humana por estes produtos. Este trabalho teve como objetivos: a) Investigar, em escala de laboratório, a capacidade degradativa da microbiota autóctone na presença de concentrações variadas de borra de petróleo (0%, 2,5%, 5% e 7,5%); b) Isolar fungos tolerantes aos constituintes de petróleo; c) Quantificar e analisar a capacidade de biodegradação do solo através da biomassa microbiana e do quociente metabólico; e d) Definir em laboratório, as condições ideias de biodegradação do petróleo. Foram avaliados parâmetros biológicos (carbono da biomassa microbiana, emissão de CO2 , qCO2 e crescimento fúngico), químicos (pH, condutividade elétrica – CE –, análise da fertilidade e hidrocarbonetos totais) e físicos (composição física do solo) para análise e comparações. Os resultados obtidos sugerem que a adição de 5% de borra de petróleo no solo apresentou condição ideal para a biodegradação do contaminante no ambiente. Dos parâmetros avaliados, a emissão de CO2 e o C microbiano foram considerados os mais indicativos das alterações na atividade microbiana no solo submetido à adição de hidrocarbonetos, evidenciando a possibilidade de uso da micorremediação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Freire, F. S., Pereira, S. V., & Gattai, G. de S. (2010). Micorremediação de Solo Impactado por Resíduos de Hidrocarbonetos. Revista Brasileira Multidisciplinar, 13(1), 25-35. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2010.v13i1.123
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Franklin Santos Freire, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CESA-PE.

Biólogo. Mestre em Tecnologia Ambiental (Itep-PE). Professor da disciplina de Ecologia

Sônia Valéria Pereira, (UFRPE)

Química, Doutora em Botânica (UFRPE). Pesquisadora do Itep-PE. Coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental.

Graziella de Sá Gattai, (UFPE)

Bióloga. Mestre em Ciências Biológicas.