Gestão das Águas de Produção: Histórico, Políticas Ambientais e Alternativa Tecnológica

Contenido principal del artículo

Alexandre Andrade Cerqueira
Thais Alves Gallo Andrade
Monica Regina da Costa Marques
Carlos Russo

Resumen

O presente trabalho discute a aplicação da eletrofloculação utilizando corrente alternada, nos moldes da nova política ambiental brasileira no que se refere à atenção que deve ser dada ao manejo da água produzida, um dos principais resíduos gerados durante o processo de exploração e produção na indústria do petróleo, cujo volume vem aumentando gradativamente, à medida que os poços vão envelhecendo e novos são perfurados. É discutido o enquadramento na legislação ambiental do lançamento da água de produção em corpos receptores, em razão do surgimento de novas Leis e Resoluções ambientais, visando a sua minimização e melhoria da qualidade nos campos petrolíferos. O exame dessa modalidade de exploração industrial dos recursos naturais, especialmente em plataformas off-shore, exige a integração de política ambiental específica, incluindo-se as Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelecem limites para a emissão de efluentes oleosos. Para adequarse aos padrões estabelecidos pelo Conama, é necessário o aprimoramento ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Neste sentido a eletrofloculação vem a contribuir para a adequação dos efluentes de água de produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Cerqueira, A. A., Andrade, T. A. G., Costa Marques, M. R. da, & Russo, C. (2009). Gestão das Águas de Produção: Histórico, Políticas Ambientais e Alternativa Tecnológica. Revista Brasileira Multidisciplinar, 12(2), 21-36. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2009.v12i2.155
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Alexandre Andrade Cerqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Thais Alves Gallo Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Monica Regina da Costa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.

Carlos Russo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Química, Laboratório de Tecnologia Ambiental, LABTAM.

Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente PPG-MA/UERJ.