A Destruição da Natureza e os Arautos do Conservacionismo Brasileiro nas Primeiras Décadas do Século XX

Contenido principal del artículo

Margaret Ferreira dos Santos

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da destruição da natureza no Brasil das primeiras décadas do século XX e os expoentes do conservacionismo brasileiro que se colocaram contra tal quadro de incúria, ignorância e omissão. O papel e as ações dos principais arautos da luta contra a destruição que se infringia ao mundo natural são analisados, destacando-se a atualidade de seus posicionamentos. São apontadas, além disso, as primeiras medidas legais de conservação da natureza no século passado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Santos, M. F. dos. (2008). A Destruição da Natureza e os Arautos do Conservacionismo Brasileiro nas Primeiras Décadas do Século XX. Revista Brasileira Multidisciplinar, 11(2), 30-49. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i2.176
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Margaret Ferreira dos Santos

Arquiteta, graduada em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP, mestre e doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, USP. Professora das disciplinas de "Estudos Ambientais" e "Projeto Paisagístico" do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.