Avaliação do Sentimento de Ansiedade Frente ao Atendimento Odontológico

Contenido principal del artículo

Patrícia Aleixo dos Santos
Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Carolina Scanavez Martins

Resumen

O presente estudo teve por objetivo avaliar a ansiedade e o comportamento de indivíduos adultos frente às visitas realizadas ao dentista. Para tanto, aplicouse um questionário a uma amostra de 984 indivíduos, entre 14 a 93 anos, de ambos os sexos, abordando temas sobre: medo e/ou ansiedade, freqüência de consultas ao dentista e procedimentos odontológicos realizados na última consulta. Os resultados demonstraram não haver diferença estatisticamente significante entre os sexos (masculino 23,81; feminino 27,7%), ao afirmarem não ter medo de dentista. Para os que tinham medo, 9,04% tiveram experiências desagradáveis no atendimento; 4,98% sentem medo a partir do ruído do alta-rotação; 6,20% da anestesia; 3,46% de todos os itens citados. Pode-se concluir que maior ênfase deve ser dada às manifestações de ansiedade e medo odontológico, pois os indivíduos são relutantes a admitirem seus medos, descuidando e fugindo da filosofia de prevenção em saúde bucal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Santos, P. A. dos, Bonini Campos, J. A. D., & Martins, C. S. (2007). Avaliação do Sentimento de Ansiedade Frente ao Atendimento Odontológico. Revista Brasileira Multidisciplinar, 11(1), 189-202. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.240
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Patrícia Aleixo dos Santos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, São Paulo, Brasil.

Professora Assistente I (Doutora) da Disciplina de Orientação Profissional no Curso de Odontologia.

Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, UNESP

Professora Assistente Doutora da Disciplina de Bioestatística e Metodologia Científica da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP, São Paulo, Brasil.

Carolina Scanavez Martins, Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, São Paulo, Brasil.

Cirurgiã-dentista formada no Curso de Odontologia.

Artículos más leídos del mismo autor/a