A Provisoriedade do Conhecimento Científico: Uma Reflexão sobre a Filosofia da Ciência de Karl Popper

Contenido principal del artículo

Fátima Siqueira Caropreso

Resumen

A concepção de ciência de Karl Popper nos mostra que esta, embora indubitavelmente nos forneça um conhecimento muito mais seguro do que aquele do senso comum, jamais poderá alcançar um conhecimento verdadeiro, definitivo. A aspiração de verdade da ciência consiste em uma impossibilidade lógica e empírica, portanto, o conhecimento científico deve ser conhecimento falsificável e não falsificado, que se desenvolve a partir de um processo de eliminação de erros. O objetivo deste artigo é apresentar a concepção de ciência de Popper, o que parece se justificar por nos lembrar da provisoriedade das teorias científicas, em uma época em que há uma confiança muitas vezes ingênua nos dados científicos, principalmente nos meios não acadêmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Caropreso, F. S. (2006). A Provisoriedade do Conhecimento Científico: Uma Reflexão sobre a Filosofia da Ciência de Karl Popper. Revista Brasileira Multidisciplinar, 10(2), 59-66. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.249
Sección
Artigos Originais
Biografía del autor/a

Fátima Siqueira Caropreso, Centro Universitário de Araraquara – Uniara.

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara. E-mail: