Desenvolvimento Social,Democracia e Culturas Criminosas na Região de Fronteira: O Caso de Coronel Sapucaia (Brasil) e Capitan Bado (Paraguai)

Main Article Content

Aparecido Francisco dos Reis
Elvis Patrick Moraga Silveira
Josemar Campos Maciel

Resumo

Este artigo examina as relações entre o desenvolvimento social, a democracia e as culturas ligadas à violência na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O tema é abordado de maneira compreensiva, pois se acredita que esses elementos interagem não apenas localmente, mas também em escalas nacionais e mundiais ainda não muito bem delineadas. No caso analisado, é possível identificar alguns tipos de culturas criminosas desde a violência doméstica, passando pelo narcotráfico e por suas relações com o Estado de Direito, demonstrando que as fronteiras entre o ilegal e o legal no estágio atual do jogo democrático constituem formas contemporâneas de entendimento das relações entre as redes sociais criminosas e o Estado-Nação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Reis, A. F. dos, Silveira, E. P. M., & Maciel, J. C. (2006). Desenvolvimento Social,Democracia e Culturas Criminosas na Região de Fronteira: O Caso de Coronel Sapucaia (Brasil) e Capitan Bado (Paraguai). Revista Brasileira Multidisciplinar, 10(2), 125-138. https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.254
Seção
Artigos Originais
Biografia do Autor

Aparecido Francisco dos Reis, UNESP e UFSCar, Universidade Católica Dom Bosco

Sociólogo pela UNESP e UFSCar e professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande/MS.

Elvis Patrick Moraga Silveira, UCDB

Filósofo pela UCDB e professor de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Josemar Campos Maciel, PUCCAMP

Doutor em Psicologia pela PUCCAMP e professor da Universidade Católica Dom Bosco.