Aspectos artísticos da História Cultura de Araraquara
Contenido principal del artículo
Resumen
Este texto celebra o aniversário de Araraquara, no mês de agosto, às vésperas do seu segundo centenário (1817-2015). Homenageia seu expressivo legado cultural, destacando aspectos artísticos e intelectuais de sua História na primeira metade do século passado. Para tanto, resgata o extraordinário desenvolvimento de duas áreas importantes: teatro e artes plásticas, enfatizando a singularidade dessas manifestações e os principais protagonistas envolvidos. Aprofundando a visão histórica, capta, ainda, algumas contradições.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Citas
ALVES, J. F. A invasão cultural norte-americana. São Paulo: Moderna, 1988.
DANTAS, A. A cultura artística de Araraquara nas décadas de ‘50 e ‘60. Monografia de Bacharelado. Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 1993.
LE GOFF, J. Memória e história. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1990.
MARCUSE, H. A dimensão estética. Tradução de Maria Elisabete Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
OLIVEIRA, L. L. Questão nacional na primeira república. In: DE LORENZO, H. C.; COSTA, W. P. (Orgs.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. São Paulo: Ed. da UNESP/FAPESP, 1997. p.185-193.
O IMPARCIAL (editor). Araraquara, 1974. Edição da Empresa. O Imparcial Limitada. Araraquara, 1974.
PESSIS-PASTERNAK, G. Edgar Morin: contradições dos saberes. In: PESSIS-PASTERNAK, G. Do caos à inteligência artificial. São Paulo: Ed. da UNESP, 1993. p. 83-94.
WHITAKER, D. C. A. Araraquara: histórias não reveladas. Presidente Venceslau: Letras à Margem, 2004.
______. Cidade musical: Araraquara teve um grupo de cantores que marcou sua história. Entrevistadora: Patrícia Piacentini. Revista Kappa, Araraquara, v. 1, n.2, n. 26, p. 68, ago. 2011.
WHITAKER, V. A.; WHITAKER, D. C. A.; SOUZA, M. F. Proposta metodológica para pesquisa de campo em assentamentos de reforma agrária. Retratos de Assentamentos, Araraquara, v.14, n. 1, p.17-36, 2011.