Planejamento em área de vulnerabilidade social: um estudo sobre o bairro Cidade Cristo Rei (Montes Claros – MG, Brasil)
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem por foco o planejamento urbano em áreas vulneráveis, visto que, são áreas afetadas pela pobreza, violência, riscos diversos, etc., além de serem áreas que constantemente não são incluídas em planos municipais. Por este motivo faz-se necessário o estudo da dinâmica sócio espacial dessas áreas, afim de produzir alternativas que visem a melhoria na qualidade de vida de seus moradores. Para isso foi estudado o caso do bairro Cidade Cristo Rei localizado na cidade Montes Claros (Minas Gerais), visto que, a cidade é de porte médio e possui uma enorme importância sócio econômica para o norte de Minas e o bairro Cidade Cristo Rei está localizado na região central da cidade e possui um aglomerado subnormal dentro de seus limites, o que torna a área ainda mais vulnerável. Essa dissertação é pautada no princípio do aprendizado social, isto é, busca alternativas diversas para o bairro Cidade Cristo Rei que sejam um produto do diálogo entre o interesse social (participação popular) e o interesse público (governo municipal). Por fim, o planejamento urbano associado ao aprendizado social mostrou-se uma importante ferramenta de pesquisa capaz de aglutinar vários temas complexos sobre o território em questão e, desta forma, pode apontar princípios transformadores para outras regiões vulneráveis da cidade de Montes Claros e região.
Descargas
Detalles del artículo
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Os conteúdos da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores concedem à ReBraM os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons 4.0 by. , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.